Você está aqui: Página Inicial > Sonho transformado em resultado: IFMG conquista a propriedade dos imóveis em Arcos!

publicado: 15/05/2024 17h48, última modificação: 15/05/2024 17h48

O dia 15 de maio de 2024 entrou para a história do IFMG Arcos como a data de obtenção da escritura registrada em cartório do terreno e das edificações onde estão localizados os prédios I e II.

Agora é oficial: o IFMG Arcos possui a regularidade dominial de suas instalações. Esse resultado é comemorado como fruto de muita luta. A conquista possibilita a permanência do instituto na cidade e ainda abre portas para pleitear a expansão ao chamado modelo 40/26, dobrando a quantidade de servidores do campus.

Até então, o município de Arcos havia cedido as referidas instalações ao IFMG por meio de um comodato de 99 anos, conforme a Lei n. 2686/2015. Na prática, o IFMG tinha apenas o direito de uso do espaço, não a sua propriedade.

Então, o Diretor Geral Niltom Vieira e sua equipe concentraram esforços nesta tarefa vital. Após longas rodadas de negociações e dezenas de reuniões com o poder executivo e com a assessoria jurídica municipal, o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) efetivou a doação da área física. O trabalho árduo de articulação política resultou na obtenção, hoje, dia 15 de maio de 2024, da escritura devidamente lavrada do espaço, juntamente com a certidão de registro do imóvel.

Com a documentação em mãos, parte da atual equipe de gestão eternizou o momento histórico do IFMG Arcos em uma foto. Da esquerda para a direita estão: Ricardo Sousa, Analista de TI e Coordenador da Pós-Graduação em Docência; Jefferson Rodrigues, Diretor de Ensino; Niltom Vieira, Diretor Geral; Márcio Ferreira, Chefe de Gabinete, Márcio Rezende, Coordenador de Desenvolvimento Institucional; Vinícius Fonseca, Coordenador de Extensão e Pesquisa.

O Prof. Jefferson Rodrigues, Diretor de Ensino, ressaltou a importância da conquista para a existência da unidade em Arcos: “Foram 8 anos de um sonho que hoje se concretizou! Estamos celebrando um dos dias mais importantes e aguardados da história do IFMG Arcos. Com a sede própria, asseguramos a existência do Instituto Federal na cidade”.

Niltom Vieira, Diretor Geral, destaca a felicidade do momento e o foco no trabalho para conquistas futuras: “O acontecimento é muito especial para alunos, para servidores e para toda a comunidade arcoense. Comemoramos o resultado de hoje sabendo que o trabalho continua! Estamos negociando também os prédios vizinhos onde funcionava a PUC Minas. Reitero meu compromisso na luta pela expansão do IFMG Arcos para o modelo 40/26. Isso se reflete em mais cursos e oportunidades para aqueles que dependem de uma educação pública de qualidade para transformar suas vidas”.

A falta da propriedade de seus imóveis era o único impedimento legal para que Arcos pudesse pleitear a expansão de modelo. Desse modo, a Coordenação de Desenvolvimento Institucional, representada pelo Prof. Márcio Rezende, já enviou a documentação do imóvel à Reitoria. O Reitor Rafael Bastos, por sua vez, imediatamente a encaminhou à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Segundo Márcio, a expectativa é de que nos próximos meses o Ministério da Educação (MEC) avalie a nossa solicitação.

Figura: Escritura e certidão de registro do imóvel.

Quem registra é dono: o sonho da casa própria agora é uma realidade!

Educação & Resultados