Você está aqui: Página Inicial > IFMG Arcos fortalece relações com a Secretaria Municipal de Educação

IFMG Arcos fortalece relações com a Secretaria Municipal de Educação

publicado: 07/05/2024 14h58, última modificação: 07/05/2024 15h00

Resultado de uma parceria entre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), mais de 400 servidores da rede municipal de educação de Arcos, incluindo diretores, vice-diretores, supervisores e professores, visitaram o IFMG no último mês. Esses profissionais foram recebidos de braços abertos no campus ao longo de cinco dias de atividades, contando, em todos os encontros, com a presença da Secretária Municipal de Educação Sônia Zuquim.

Os educadores arcoenses participaram de sessões de visita aos laboratórios e demais ambientes do IFMG Arcos. Em seguida, participaram de uma roda de conversa com o intuito de aprimorar a interação entre o IFMG e a SEMED. Nesse encontro, foram apresentadas demandas e ações concretas dessa colaboração, especialmente referentes à iniciativa Arcos de Educação, projeto de extensão que integra Engenharia e Educação para a construção e distribuição de kits didáticos para as escolas e creches da cidade.

De forma dialogada, foram exploradas as realidades e potencialidades do IFMG e da SEMED, visando estabelecer uma parceria mais efetiva em prol da educação. Nesse sentido, primeiro, foram realizadas atividades com todos os diretores, vice-diretores e supervisores. Esse momento reservado com os gestores escolares foi propício para observar os desafios da educação na cidade e desenvolver estratégias de colaboração com o IFMG. Em seguida, para garantir que todos os professores da rede municipal pudessem participar, foram realizadas outras quatro sessões do evento, respeitando os dias dos módulos formativos de cada escola que, apoiados pela SEMED, foram realizados no próprio IFMG.

Os professores demonstraram grande interesse pelo estúdio de gravação do Centro de Educação à Distância (CEAD) e pelo espaço maker, contendo as impressoras 3D e a cortadora a laser.

O Prof. Jefferson Silva, Diretor de Ensino do IFMG Arcos e coordenador do projeto Arcos de Educação, explicou a importância de ações conjuntas que estabeleçam pontes entre os níveis educacionais: “Toda criança passa por um itinerário formativo que começa desde a creche, passando pelo ensino fundamental até o IFMG. É preciso entender que compartilhamos a formação desses alunos, desenvolvendo habilidades e conhecimentos que são base para eles continuarem aprendendo. Uma educação de qualidade não se faz sozinha; precisamos colaborar para crescer juntos.”

O Prof. Niltom Vieira, Diretor do IFMG Arcos, ressaltou o sucesso desta proximidade com o município: "Um objetivo estratégico nosso é que o IFMG esteja cada vez mais integrado à comunidade de Arcos. Sendo o IFMG uma instituição de ensino, uma das primeiras parcerias que veio à mente foi com a rede municipal de educação. O próximo passo é nos mantermos presentes por meio de formações, atividades e distribuição de materiais didáticos, seja visitando as escolas ou recebendo-as sempre no IFMG."

Educação & Resultados