Você está aqui: Página Inicial > IFMG Campus Arcos comemora 8 anos

IFMG Campus Arcos comemora 8 anos

publicado: 09/05/2024 15h26, última modificação: 09/05/2024 15h57

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) celebra hoje, dia 09 de maio, 8 anos de existência do campus Arcos. A data incita relembrar a trajetória, celebrar as conquistas e olhar para os objetivos estratégicos almejando um futuro promissor da unidade. Para celebrá-la junto à comunidade arcoense, parte da equipe de gestão do campus esteve esta manhã no Programa Repórter 95, apresentado por Jaime Pedrosa, na Rádio Vertical FM. Durante a entrevista, Niltom Vieira Junior (Diretor Geral) e Jefferson Silva (Diretor de Ensino) compartilharam parte da história, das iniciativas atuais e projetos futuros. Entre as novidades, destaca-se a criação de novos cursos, o aumento na oferta de vagas, a ampliação da estrutura física e do quadro de servidores.

Relembrando a história, o atual espaço de funcionamento do IFMG Arcos abrigou por três anos uma Unidade Fora de Sede conveniada ao Campus Formiga. No entanto, foi no dia 09 de maio de 2016 que a Portaria MEC n. 378/2016 foi publicada, autorizando o funcionamento do IFMG Campus Avançado Arcos. Dessa forma, nesta importante data, efetivou-se a existência do campus que nos orgulha e nos faz comemorar o oitavo ano de existência.

Fruto do comprometimento e do trabalho árduo de diversas autoridades e servidores, desde a sua implementação, o IFMG Arcos tem se destacado com a oferta de uma educação de qualidade. Exemplificando, o campus conquistou nota máxima no MEC para o curso de Engenharia Mecânica e se fortaleceu como um centro de excelência em pesquisa educacional a partir da Pós-Graduação em Docência, que já teve alunos de todos os estados brasileiros.

A cerimônia de autorização de funcionamento da nossa unidade foi eternizada em uma foto onde aparecem Kléber Glória (Ex-Reitor do IFMG), Marcelo Feres (à época da SETEC), Marcelo Bender (à época do CONIF), Claudenir Baiano (Prefeito de Arcos) e Márcio Rezende (primeiro diretor do campus).

Na entrevista desta manhã, ressaltou-se ainda como o IFMG está fortalecendo parcerias para uma atuação cada vez mais integrada à sociedade arcoense. Niltom citou a aproximação de instituições como o Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) e APAC, já vislumbrando a abertura do curso de Direito no Campus. Também nesse sentido, o Prof. Jefferson explicou brevemente o projeto "Arcos de Educação", que visa estabelecer uma sólida conexão educacional com as escolas públicas da região, além da importância de uma relação próxima com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Entrevista   Aniversário 8 anos do IFMG Arcos   Prof  Nilton e Jeferson

Um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2020, coordenado pelo Prof. Niltom Vieira, realizou o levantamento e a tradução historiográfica dos principais episódios que remontam à existência do IFMG Arcos, preservando a memória desta importante instituição e da comunidade que com ela se relaciona. Este primeiro volume, que resgata o que já aconteceu no espaço físico onde hoje se situa o campus - desde o Aeroporto Rondon Pacheco, passando pela PUC Minas, até chegarmos aoI FMG Arcos - pode ser visto em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/memorial

Parabenizamos e agradecemos toda nossa comunidade, servidores e estudantes, por fazerem parte desta bonita história.

Educação & Resultados