Espiral de Ervas
ESPIRAL DE ERVAS
A espiral de ervas é uma prática bastante simples, com estética inspirada na natureza (padrão em espiral) e que permite ensinar/exemplificar diversos princípios da permacultura. Pode ser considerado como um canteiro ecológico inteligente, uma vez que propicia o cultivo de diferentes plantas aromáticas, medicinais, especiarias e/ou estéticas em uma pequena área verticalizada.
Os diferentes níveis da espiral favorecem a criação de microclimas, fornecendo condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento mútuo das diferentes espécies de plantas, microbiota do solo, insetos e pequenos animais - o que não seria possível em uma área plana de mesma dimensão. A espiral promove, dessa forma, o desenvolvimento de um "micro ecossistema". Pode possuir uma funcionalidade meramente estética, para fins medicinais, para especiarias na cozinha ou mesmo se tornar uma Tecnologia Social de uma comunidade, se bem planejada.
No topo da espiral, com alta incidência solar e solo mais drenado, cultiva-se espécies de sol pleno e intolerantes ao solo encharcado. Considerando o hemisfério sul, nas partes a leste/oeste, cultiva-se espécies que não necessitam de tanta exposição solar (sendo que o lado leste receberá luz do sol nascente e o oeste do sol poente). Deixa-se o norte para as plantas que requerem maior exposição do sol e o sul para as menos tolerantes à incidência direta, sempre oberservando também a drenagem e umidade de cada segmento. Há ainda a possibilidade de se criar um pequeno poço no extremidade da espiral, para plantio de plantas aquáticas e fornecer ambiente para anfíbios ou outros insetos/animais que possam aproveitar a água.
Seu tamanho pode ser variado, tendo normalmente de 1m a 1,5m de diâmetro por até 1m de altura. Espirais maiores podem ter sua utilização e manutenção problematizadas, portanto, deve ter seu tamanho planejado previamente. Sua estrutura pode ser construída por diversos materiais, desde tijolos a rochas e pedaços de madeiras, compreendendo-se que cada material possui uma particularidade. O uso de rochas, por exemplo, absorverá o calor do sol durante o dia e o dissipa aos poucos pela noite, protegendo as plantas em locais com grandes amplitudes térmicas (calor durante o dia e frio à noite). A madeira fornece nutrientes a longo prazo e atua como isolante térmico em locais muito quentes, mas precisará de maior manutenção ao se decompor.
Por um princípio de economia energética e ergonomia, deve ser feita próxima de um ponto de água e do local onde será utilizada - como próximo à porta da cozinha, favorecendo uma coleta prática e sem esforço dos condimentos ou ervas medicinais. Se para fins estéticos, próximo às janelas, portas ou fachadas onde será visada.
BENEFÍCIOS DE UMA ESPIRAL DE ERVAS
- Funcionalidade estética, combinando com diversos estilos dependendo do material utilizado;
- Uso mais eficiente do espaço, devido à sua verticalização em espiral;
- Criação de microclimas, promovendo a diversidade no cultivo;
- Facilidade de rega, economia de água para irrigação e melhor drenagem;
- Facilidade de acesso, uso, manutenção e colheita;
- Criação de "micro ecossistema" equilibrado pela diversidade de espécies;
- Sustentabilidade;
- Usabilidade para Educação Ambiental.