Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Os cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) são uma modalidade de capacitação profissional voltada para a formação rápida e prática de trabalhadores em diversas áreas, atendendo às necessidades do mercado de trabalho. Esses cursos oferecem qualificação específica, sem a exigência de uma formação técnica ou superior, e são ideais tanto para quem busca inserção no mercado quanto para quem deseja se atualizar ou adquirir novas habilidades.

A proposição de cursos FICs no âmbito do IFMG devem seguir as prescrições da Instrução Normativa N° 1 de 11 de novembro de 2021. E para proposição de um novo curso no campus Santa Luzia, os servidores devem se atentar ao fluxo estabelecido abaixo.

Fluxo para Proposição de Cursos FIC

1. Iniciar o processo no sistema SEI

Iniciar um processo no sistema SEI do tipo: “Extensão: Criação de Cursos FIC”.

2. Inserir documentos no processo SEI
Adicionar ao processo SEI os seguintes documentos:
2.1. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC), conforme o modelo disponível neste link: MODELO
2.2. Um ofício direcionado ao Setor de Extensão, solicitando a avaliação do PPC do curso.
2.3. O PPC deve atender aos itens descritos no checklist disponível aqui: CHECK LIST
Após a inclusão desses documentos, o processo deve ser enviado ao Setor de Extensão.

3. Avaliação pelo Setor de Extensão
O Setor de Extensão avaliará o PPC e tomará uma das seguintes ações:
3.1. Deferimento do PPC: Caso aprovado, o processo será encaminhado para a emissão de portaria de autorização pela Direção Geral.
3.2. Ajustes necessários: Caso o PPC precise de ajustes, o documento será devolvido para correção, antes de ser enviado para a emissão da portaria de autorização.

4. Autorização e divulgação do curso
Após a emissão da portaria de autorização, o coordenador do curso, em conjunto com o setor de comunicação do campus, deverá promover ampla divulgação do curso e realizar o processo de seleção dos estudantes, conforme os critérios estabelecidos no PPC.

5. Matrícula dos estudantes
Após a seleção dos estudantes, o coordenador deve encaminhar ao Setor de Extensão os dados dos estudantes selecionados, para que seja efetuada a matrícula, o arquivamento dos registros e o cadastro nas plataformas governamentais.

6. Início do curso
Com as matrículas finalizadas, o curso pode ser iniciado.

7. Conclusão do curso
Após a conclusão do curso, o coordenador deve enviar ao Setor de Extensão a lista de estudantes concluintes, de acordo com os requisitos estabelecidos no PPC.

8. Certificação
O Setor de Extensão emitirá os certificados de conclusão em formato digital e os enviará para os estudantes que concluíram o curso.