Espiral de Ervas: Laboratório Vivo
SOBRE O PROJETO
O projeto de ensino "Espiral de Ervas: Laboratório Vivo" contemplou a construção de uma Espiral de Ervas Aromáticas no IFMG Campus Santa Luzia no período de junho a dezembro de 2023, com foco nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Paisagismo, buscando proporcionar aos estudantes uma experiência prática com o intuito de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação de novos conceitos concomitantemente aos aprendidos em sala de aula através da construção de um produto que, atualmente, compõe o paisagismo do campus de forma funcional.
A preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são buscas cada vez mais frequentes em nossa sociedade. Nesse contexto, os cursos de Arquitetura, Design e Paisagismo desempenham papéis comuns em soluções práticas para alcançar esse desafio: busca por materiais mais sustentáveis, maior eficiência energética, melhor aproveitamento de espaços, integração com o entorno e seus habitantes/usuários, entre outros. O objetivo geral deste projeto foi capacitar os estudantes desses cursos a projetar e construir na prática uma Espiral de Ervas Aromáticas, integrando conhecimentos dessas três áreas correlatas através do ensino introdutório da Permacultura, além da promoção de uma maior conscientização ambiental local.
O aprendizado sobre a construção de uma Espiral de Ervas e suas peculiaridades, muito difundida pela Permacultura, oferece uma excelente oportunidade prática que favorece a exploração dessas áreas de forma interdisciplinar no ensino, promovendo uma maior conscientização ambiental no campus.
- Saiba mais sobre a Permacultura através da cartilha gratuita (em português) divulgada por um de seus fundadores AQUI.
DOS RESULTADOS
Uma vez finalizada a prática, espera-se que a comunidade acadêmica possa compreender, de forma intuitiva, um pouco mais sobre a necessidade da ACV (Análise do Ciclo de Vida) em projetos de caráter ambiental no campus, a fim de que as novas práticas não tenham um fim de vida insustentável, gerando projetos abandonados, resíduos e poluição ambiental (paradoxalmente às propostas), contrapondo-se aos princípios da educação ambiental e da permacultura.
Atualmente, com pouco menos de 1 ano de idade (2024), a espiral continua despertando a curiosidade e demonstrações de interesse pelos transeuntes, além de constantes questionamentos sobre como replicar a prática em suas casas, ambientes de trabalho e convivência, comprovando, portanto, ser um produto propício para promover a educação ambiental no campus durante as conversas geradas frequentemente nos momentos de uso, rega e manutenção da espiral.
🐞🐝🕷️🦋🐸 Aproveite e veja AQUI alguns dos novos habitantes/visitantes da espiral de ervas. Como a prática cria um "micro-ecossistema" no local, é comum observar a presença de polinizadores (principalmente abelhas nativas), borboletas, joaninhas, aranhas, sapos, entre outros!
CONTATO
O que você achou da espiral? Tem alguma dúvida? Elogio? Crítica? Quer saber mais? CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem.
EQUIPE
Coodenação: Gustavo Henrique Xavier Tôrres (Técnico de Laboratório - Modelos e Protótipos)
Contato: gustavo.torres@ifmg.edu.br
Bolsistas:
Débora Vilela (Arquitetura e Urbanismo)
Rafaella Nogueira (Arquitetura e Urbanismo)
Stefany Ancassuerd (Arquitetura e Urbanismo)