IFMaker
O IFMAKER é integrante do projeto Rede Maker, iniciado em 2019, a partir da elaboração do Edital 35/2020 para criação de Laboratórios de Prototipagem.
O IFMAKER tem como objetivo disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker (fazer), ancorado na cultura DIY (do it youself ou faça você mesmo), visando auxiliar os professores e técnicos administrativos no desenvolvimento da cultura learning by doing (aprender na prática), levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos e sobre como as atividades práticas podem ser utilizadas nestes espaços como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, o que permitirá que o estudante seja protagonista neste processo, e que seja estimulado o envolvimento com as necessidades da região.
O IFMAKER é um espaço que conjuga objetos físicos com softwares onde todos podem criar, construir ou consertar objetos com as própria mãos consolidando a cultura mão na massa. É um espaço ideal para o desenvolvimento de artesanato, eletrônica, impressão 3D, marcenaria, metalurgia, robótica e o uso de máquinas CNCs (Computer Numeric Control, ou Controle Numérico Computadorizado).
A importância da cultura MAKER no IFMG campus Ribeirão das Neves e na educação, de modo geral é o favorecimento do aprendizado baseado em projetos nos quais os alunos serão protagonistas em suas próprias jornadas acadêmica.
Coordenação do IFMAKER
O coordenador do IFMAKER campus Ribeirão das Neves é o professor Paulo Aparecido Tomaz. Ele é professor há 22 anos e atua no campus desde 2014.
O Professor Paulo Tomaz é graduado em Administração (FCH-PL) especialização em Gestão de Organizações Educacionais (FAAC), mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF) e mais recentemente tornou-se Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP.
Atualmente o Professor Paulo atua como coordenador do curso Bacharelado em Administração e traz experiência da coordenação do setor de extensão e cultura no campus exercida em 2016-2018 e 2022. Atua no campo de estudos relacionados à sistemas e ecossistemas de inovação e empreendedorismo, políticas educacionais e políticas públicas voltadas à educação, ciência e tecnologia.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4303015714094827