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NAE

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h15, última modificação 11/05/2021 15h05
Núcleo de Apoio ao Educando

O Núcleo de Apoio ao Educando
O Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) oferece suporte às atividades de Ensino do IFMG Ribeirão das Neves, com vistas a contribuir efetivamente com a melhoria das práticas de aprendizagem dos cursos ofertados pelo campus. Neste âmbito, o NAE atua em colaboração com o trabalho de gestores, oferecendo também assistência direta a alunos e professores da instituição. O NAE também coopera com outras atividades integradas de formação que envolvem, além do ensino, a pesquisa e a extensão.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Pedagogia

Umas das áreas que constituem a atuação do NAE é o campo da Pedagogia. A Pedagogia é uma ciência que busca compreender as práticas educativas em sua totalidade, em conjunto com diversos outros campos de conhecimento. Neste particular, a Pedagogia produz estudos e pesquisas que tratam a educação como fenômeno complexo e interdisciplinar. Áreas como gestão educacional, trabalho docente e novas metodologias e práticas de aprendizagem são alguns dos temas de interesse da Pedagogia.  A Pedagogia está representada no NAE pela atuação de Pedagogos, Técnicos em Assuntos Educacionais e Assistentes de Aluno, além de oferecer fundamentos para as seguintes linhas de atuação: Políticas de Apoio e Atendimento Pedagógico, Políticas de Apoio e Atendimento Psicopedagógico. 

O trabalho dos Pedagogos do NAE está voltado à gestão de processos educativos numa perspectiva mais ampla. Nesse sentido, tais profissionais atuam nos processos de organização e sistematização de práticas de ensino, melhoria das condições de aprendizagem e outras ações que exigem conhecimentos eminentemente pedagógicos. 

Já os TAE’s (Técnicos em Assuntos Educacionais) são profissionais licenciados na área da educação que oferecem uma visão sistêmica e holística sobre a prática educativa. Numa perspectiva de fortalecer e incentivar a prática reflexiva dos professores, estes profissionais buscam não só promover uma interlocução com os docentes, mas também oferecer apoio às atividades desenvolvidas pelos educadores por meio de atendimentos individuais e ações coletivas, além de iniciativas voltadas à formação continuada. Além disso, os Técnicos em Assuntos Educacionais coordenam atividades diversas de ensino, pesquisa e extensão, e/ou assessoram tais atividades para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. 

Por fim, os assistentes de aluno são profissionais que atuam diretamente com os discentes do Ensino Médio Integrado. Além de colaborar com os agentes de ensino (gestores, técnicos e professores), os assistentes trabalham apoiando e orientando os estudantes em suas atividades acadêmicas, seja no encaminhamento de direitos ou no cumprimento de seus deveres. 

 Psicologia
A Psicologia atua no acolhimento de demandas emergentes dos estudantes, prioritariamente, e dos diversos membros da comunidade acadêmica em situações de sofrimento e/ou vulnerabilidade psicológica. No NAE, a profissional de Psicologia desenvolve um trabalho integrado a partir de ações de acolhida e acompanhamento de estudantes, contribuindo com a permanência e reduzindo a evasão escolar. O Serviço da Psicologia oferece fundamentos para as linhas de Políticas de Apoio e Atendimento Psicológico e Políticas de Apoio e Atendimento Psicopedagógico. A Psicóloga do NAE desenvolve as seguintes propostas de intervenção:
- Orientações e encaminhamentos para instituições da rede de assistência do município;
- Grupos Temáticos, voltados para o aprimoramento de relações interpessoais, inteligência emocional, foco, atenção, memória etc.
- Psicoterapia Breve.

Serviço Social
O Serviço Social, no âmbito escolar, se dedica a apresentar informações e possibilidades de acesso a direitos dos estudantes e membros da comunidade, gerenciando também recursos financeiros para a oferta de bolsas com vistas à permanência dos alunos. Assistente Social é um profissional que está aberto para o atendimento (individual ou em grupos) a qualquer estudante e/ou familiar, guardando o sigilo profissional exigido pelo Código de Ética Profissional. O profissional de Serviço Social oferece fundamentos para a linha sobre Políticas de Apoio e Atendimento Social. São ações do Assistente Social do NAE:

- Promover a orientação de estudantes nas mais diversas dimensões (sociais, familiares, políticas e institucionais);
- Coordenar os processos de distribuição dos auxílios de caráter socioeconômico;
- Gerenciar recursos financeiros voltados à realização de visitas técnicas e às bolsas por mérito acadêmico;
- Responder pela avaliação documental das políticas de ação afirmativa do campus;

Tradução e Interpretação em Libras
O tradutor intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) visa garantir a acessibilidade da pessoa surda, o que é assegurado pelo artigo 23 do decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e é de fundamental importância para a inclusão de estudantes surdos nos ensinos técnico e superior. São atribuições dos tradutores/intérpretes de Libras do NAE: 
- Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
- Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático- pedagógicas e culturais desenvolvidas na instituição no nível médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;
- Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino;
- Orientar comunidade interna e docentes a fim de conhecer as especificidades da cultura e do povo surdo, proporcionando uma adequação dos conteúdos curriculares ao discente surdo, mediante análise didático-pedagógica e metodológica;
- Atuar diretamente no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE), proporcionando a valorização da cultura surda e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.
 
MEMBROS

Coordenador do Núcleo
Gilberth Santos

Tradutor Intérprete de Libras
Psicopedagogo
Especialista em Inclusão – Docência Tradução e Interpretação em Libras
gilberth.santos@ifmg.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6119955261590717

Ana Paula da Silva Rodrigues
Técnica em Assuntos Educacionais – Doutora em Educação
anapaula.rodrigues@ifmg.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6006524391492917
 
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
Agnaldo Afonso de Sousa
Pedagogo – Mestre em Educação
agnaldo.sousa@ifmg.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0701544327785339

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Thamara Dalila Souza de Oliveira
Assistente Social – Graduada em Serviço Social
Especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça
thamara.oliveira@ifmg.edu.br
 
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO 
Listhiane Pereira Ribeiro
Psicóloga – Mestre em Ciências Sociais
listhiane.ribeiro@ifmg.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4040948772850743
 

ASSISTÊNCIA AO ALUNO MÉDIO E SUPERIOR
Débora Goulart da Silva Duque
Tradutora e Intérprete de Libras – Mestra em Educação
debora.duque@ifmg.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1308548819825668

Emanuel Carvalho Silva
Assistente de Aluno – Graduado em Ciências Biológicas
Especialista em Educação Ambiental
emanuel.carvalho@ifmg.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4710093663163517 

Milca Araújo Campos
Assistente de Aluno – Graduada em Letras
Especialista em Educação Especial e Inclusiva
milca.campos@ifmg.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7235717471537654

CONTATO: 3627-2302