Você está aqui: Página Inicial > Ensino > CsF e IsF

CsF e IsF

por Gabriela Nunes Gomes publicado 29/07/2016 11h43, última modificação 11/05/2021 15h23
Colaboradores: Rafael Barcellos
Ciência sem Fronteiras e Idiomas sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras (CsF)

Os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC criaram, em 2011, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF). A iniciativa tem o objetivo de promover a “consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional”, com o oferecimento de bolsas de estudos no exterior.

Para pleitear uma bolsa, os estudantes precisam acompanhar os editais, lançados periodicamente no site do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), e preencher alguns requisitos. Para os países em que a educação se dará em língua inglesa, uma das exigências para a concessão dessas bolsas é o TOEFL (sigla, em inglês, que significa Teste de Inglês como Língua Estrangeira).*

De acordo com informações no site do programa CsF, atualmente, as áreas contempladas pelo programa são:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologia Mineral;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos Materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar;
  • Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.

Para mais informações sobre o programa CsF, acesse: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Idiomas sem Fronteiras (IsF)

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras nos centros de educação superior pelo país e, assim, ajudar a viabilizar o acesso, através do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas de mobilidade estudantil, a universidades e escolas politécnicas no exterior.

Atualmente, o IsF oferece cursos de línguas inglesa e francesa, nas modalidades online e presencial*, e tem previsões para o ensino da língua italiana. Para atender as demandas do CsF e de outros programas de mobilidade estudantil, no caso da língua inglesa, é possível ainda que os alunos realizem um teste de proficiência oferecido gratuitamente pelo governo federal. A realização desse teste é tanto uma das exigências para a concessão de bolsas de estudo no exterior quanto um requisito para acesso ao curso de língua inglesa online, My English Online (MEO).

O teste de proficiência oferecido pelo programa é o TOEFL (sigla, em inglês, que significa Teste de Inglês como Língua Estrangeira), na modalidade iTP (Institutional Testing Program). Este teste de proficiência, que avalia as habilidades de compreensão auditiva, leitura, estrutura e expressão escrita dos candidatos, tem validade de dois anos.

Como Centro Aplicador, o campus do IFMG de Ribeirão das Neves oferta o TOEFL ITP periodicamente. Podem se inscrever:

• alunos de graduação, mestrado e doutorado de instituições parceiras;
  • professores e técnicos administrativos de instituições parceiras;
  • candidatos que já tenham realizado o teste em outras edições, já que o exame pode ser feito uma vez por semestre.

Segundo o MEC, mesmo que o candidato não tenha conhecimento de inglês, é importante ter essa avaliação como ponto de partida de seus estudos, já que o teste serve também como porta de entrada e nivelamento para o MEO.

Acompanhe as notícias no site do IFMG – Ribeirão das Neves para saber quando haverá uma nova oferta gratuita do teste.

Para acompanhar os editais bem como obter informações sobre os cursos do programa IsF (inglês, francês e italiano), acesse: http://isf.mec.gov.br

Para visitar a página do sistema de inscrição do TOEFL e conferir as instituições parceiras que oferecem os cursos na modalidade presencial, acesse: http://isfaluno.mec.gov.br

Para visitar a página do curso de inglês, My English Online, acesse: http://www.myenglishonline.com.br