Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do aluno Mike Soares, intercambista do Campus, vence desafio de Empreendedorismo em Portugal

por Gabriela Nunes publicado: 17/04/2018 15h59, última modificação: 17/04/2018 16h55

No último sábado 14/04, os alunos em intercâmbio pelo programa Internacionaliza IFMG na cidade do Porto em Portugal, foram os vencedores da 2ª edição do IdeaChef, um desafio empreendedor organizado pelo START.ISEP – Núcleo de empreendedorismo do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

O IdeaChef é um método e uma ferramenta (um jogo de tabuleiro que usa metáforas de culinária). Ele foi projetado para permitir que as equipes convertam ideias de alto potencial em conceitos ou protótipos de trabalho, melhorando assim as competências de gestão e de empreendedorismo e inovação, num ambiente diferente e colaborativo.

Nesta edição o desafio foi de se criar uma solução inovadora para facilitar a adaptação e experiência dos estudantes egressos vindos de fora do Porto. As equipes participantes foram formadas por grupos de alunos multidisciplinares do ISEP e a equipe do IFMG composta por alunos de diferente campus; Mike Soares de Ribeirão das Neves, Matheus Henrique de Itabirito, Marcos Gonçalves de Arcos, Lucas Gomes de Governador Valadares e Valtensir Lopes de Sabará. As equipes receberam orientações dos organizadores durante todo o programa para tirar o melhor proveito possível da ferramenta e no final apresentaram um pitch da solução desenvolvida para uma comissão julgadora.

“Na minha opinião foi uma experiência única, uma vez através de um jogo dinâmico foi possível resolver uma problemática de forma bem interativa e organizada. É um jogo teoricamente simples de se fazer, mas que auxilia bastante na organização e definição das melhores ideias para resolver o problema”. Disse o aluno Matheus Henrique.

Já para o estudante Mike Soares o programa foi bastante dinâmico e motivador, agregando de forma muito positiva ao seu projeto. “Estou em Portugal com a proposta de projeto onde é justamente de conhecer novas práticas para a educação empreendedora e sem dúvidas foi uma experiência formidável participar deste desafio que vai ajudar muito na minha investigação e estou bem animado para compartilhar essa dinâmica no Brasil. ” Relatou Mike.