Preparação para a Aposentadoria
Quando iniciamos no serviço público muitos sonhos e expectativas surgem juntamente com uma vida de maior estabilidade. Os anos se passam, os conhecimentos são adquiridos, repassados e as amizades se formam, muito tempo dedicados àquela atividade que trazia sentido e bem estar e ainda convívio com colegas que se podem tornam amizades verdadeiras.
Depois de muitos anos de trabalho, em algum momento ocorre a aposentadoria, às vezes por pedido do próprio servidor e às vezes porque a idade obrigatória determina que a partir daquela data não podemos mais usufruir da presença e de todo conhecimento que aquele colega proporciona.
Todos estamos em processos de mudanças constantes, tantas etapas e ciclos na vida se encerram e muitas vezes nos apegamos ao que nos era conhecido e nos trazia uma certa segurança, o medo e a ansiedade podem aparecer em algum momento, o que vai acontecer agora?
O processo de aposentadoria, em geral, é permeado por dúvidas, incertezas e inseguranças frente ao novo. Não se assuste é só a vida te dizendo que precisa caminhar por outras estradas, que também irão trazer alegrias e novos conhecimentos. A vida sempre se altera até mesmo nas estações do ano, que ora faz calor e pode chover, ora o tempo fica seco e pode fazer frio ou tudo junto e misturado como acontece nos últimos tempos, existe o momento de curtir um sol e também de se aquecer no frio e um chá ou um bom vinho pode trazer um quentinho para o coração, tudo se renova e se altera, pode ser até mesmo nos pequenos detalhes.
É um processo que pode ser vivenciado de maneira diferente por homens e mulheres. Para as mulheres, pode representar a ruptura com a dupla jornada de trabalho e um estilo de vida mais flexível. Para os homens, o retorno ao lar pode ser marcado por um estranhamento, após anos de distanciamento, já que muitos tendem a ter o trabalho como foco principal.
Aposentar não quer dizer que chegamos ao final da vida ou está associado a incapacidade e dependência só quer dizer que aquela etapa dedicada aquele trabalho se encerrou.
Outras tantas atividades podem ser iniciadas, outros grupos podem ser formados. Aqueles projetos e ideias que estavam engavetados esperando um tempo de dedicação podem ser colocados em prática. Mas também pode ser um tempo de contemplação, de desacelerar, de olhar para si mesmo e de se reencontrar, de criar novas prioridades para a vida, de ter talvez uma rotina em um ritmo mais lento sem tantas obrigações impostas. Proporcionar a si mesmo mais momentos de lazer e descontração já que se dedicou tanto tempo na carreira e na criação dos filhos.
É preciso voltar o olhar para si mesmo e refletir quais serão agora as prioridades, o que gosta de fazer e o que não gosta, também tudo bem se não houver projetos, pode ser um momento de querer descansar, viajar e aproveitar o tempo com a família e amigos. Este período pode adquirir diferentes representações e significados, vinculados à trajetória de vida do trabalhador, sua relação com o trabalho, estilo de vida e projetos pessoais.
Todos estamos envelhecendo e não gostamos muito de reconhecer que somos finitos. Tanta dedicação a uma vida de trabalho traz um sentimento de dever cumprido de que fez um bom trabalho. O trabalho ocupa uma parte importante da vida, mas ele é apenas uma parte, é bom se sentir útil, e novos projetos podem acontecer daqui pra frente.
A aposentadoria não precisa ser sinônimo de que não somos mais úteis, a aposentadoria pode ter um outro significado de vitalidade e saúde, houve grandes melhorias das condições de saúde da população e aumento da expectativa de vida nos últimos ano
Referências
https://www2.ufjf.br/noticias/2024/01/16/confira-5-motivos-para-pensar-na-aposentadoria/