Extensão
Apresentação
Apresentação
A Extensão profissional, científica e tecnológica é definida pelo Fórum de Extensão da Rede Federal de EPCT como “o processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimento científicos e tecnológicos visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional”.
Nessa perspectiva, a extensão no IFMG é entendida como atividade fim da instituição, sendo conduzida sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Constitui-se como um pilar que edifica a relação Instituição – Sociedade, por meio de ações que viabilizam o acesso ao conhecimento produzido, a superação das desigualdades e a promoção das transformações sociais.
Atribuições da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura do IFMG
Conforme disposto no Regimento Geral do IFMG:
Seção V - Da Pró-Reitoria de Extensão
Art. 17. A Pró-Reitoria de Extensão, vinculada à unidade IFMG-Reitoria, é responsável por planejar, coordenar, fomentar, acompanhar as atividades e políticas de extensão, assim como as relações com a sociedade e o setor produtivo, articuladas ao ensino e à pesquisa.
Art. 18. Compete à Pró-Reitoria de Extensão:
I - estabelecer políticas de extensão para o IFMG;
II - fomentar e acompanhar programas, projetos e demais ações de extensão;
III - fomentar parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de estágios, articulados com as áreas de ensino e pesquisa;
IV - incentivar e apoiar as unidades descentralizadas na elaboração das ações de extensão;
V - apoiar políticas de permanência e êxito;
VI - fomentar ações que garantam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Conheça mais sobre as atribuições da Extensão no Regimento Interno da Reitoria.
Ações desenvolvidas pela extensão
As ações de extensão são desenvolvidas a partir de programas e projetos e atividades de extensão e estas são inerentes às dimensões da extensão tecnológica. Para melhor compreensão define-se:
Programa: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino.
Projeto: conjunto de atividades processuais contínuos, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico com objetivos específicos e prazo determinado que pode ser vinculado ou não a um programa.
Desenvolvimento Tecnológico: projetos de pesquisa aplicada no desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico de produtos, processos bem como a prestação de serviços em parceria com instituições públicas ou privadas nacionais e internacionais com interface de aplicação no mundo produtivo.
Projetos Sociais: projetos que agregam um conjunto de ações, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social, relações etno-raciais, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida.
Estágio e Emprego: compreende todas as atividades de prospecção de oportunidades de estágio/emprego e a operacionalização pedagógica e administrativa dos mesmos.
Cursos de Extensão ou Formação Inicial e Continuada - FIC: ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância planejado para atender demandas da sociedade, visando o desenvolvimento a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com critérios de avaliação definidos e oferta não regular.
Projetos Culturais Artísticos, Científicos, Tecnológicos e Esportivos: compreende ações referentes a eventos técnico, social, científico, esportivo, artístico e cultural favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna.
Visitas Técnicas: atividade educacional supervisionada cujo objetivo principal é promover uma maior interação dos estudantes das diversas áreas educacionais da instituição com o mundo do trabalho.
Empreendedorismo e Associativismo: difusão e aplicação dos conhecimentos e práticas de empreendedorismo e associativismo, com ênfase no cooperativismo, por meio de programas institucionais.
Acompanhamento de egressos: constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.
Organograma e contatos
Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura - PROEX
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Diretoria de Cooperação Interinstitucional - DCINT
Buritis - 30575-180 - Belo Horizonte /MG
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Fone: (31) 2513-5135
Diretoria de Programas e Projetos de Extensão - DPPEX
Buritis - 30575-180 - Belo Horizonte /MG
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Fone: (31) 2513-5141
Coordenadoria de Cultura, Esporte e Lazer - CCEL
Buritis - 30575-180 - Belo Horizonte /MG
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Fone: (31) 2513-5133
Eventos
Chamada para Submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão
1. Das disposições gerais
A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto federal de Minas Gerais (IFMG) torna pública a chamada para submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão em formato de resumo expandido e banner.
2. Da padronização
2.1. Normas para publicação do Relato da Experiência
O texto deve ser editado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de relato de experiência” (arquivo Word). Todos os textos devem ser enviados em formato .docx, fonte Arial, em corpo 11, espaçamento simples, fonte na cor preta, todas as margens 2,0 cm. Os relatos devem ter, no máximo, 4 páginas, com os seguintes requisitos:
i) RESUMO – em Português, redigido em um único parágrafo, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto, de no máximo 250 palavras. Máximo de três palavras-chave.
ii) FICHA TÉCNICA DA AÇÃO – Coordenador(es), Membros da equipe, Campus, Área Temática.
iii) RELATO DA EXPERIÊNCIA – contendo introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos) e resultados e discussões (considerações finais), de no máximo 4 páginas, conforme a descrição detalhada no template.
iv) NOTAS DE RODAPÉ – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;
v) GRÁFICOS, FOTOS e FIGURAS – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.
vi) CITAÇÕES – citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;
vii) REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências”, ao final do relato, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Clique AQUI para acessar o Template – “Modelo de relato de experiência”
2.2. Normas para confecção do Banner
O texto deve ser confeccionado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de banner” (arquivo Power Point). O Banner é responsabilidade do Orientador da ação de extensão, devendo ser confeccionado nas dimensões: 1,20 m de altura X 0,90 de largura, deve ter o fundo liso e branco sendo as figuras/fotos/gráficos/mapas/etc., permitidas e devem ter resolução mínima de 300 dpi. O conteúdo do Banner deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias.
Recomenda-se que os Banners estejam organizados com o seguinte conteúdo:
a) TÍTULO DA AÇÃO – O título do banner deve ser idêntico ao título do Relato de Experiência submetido. O título deve vir centralizado, tamanho de fonte entre 40 e 50, em negrito e em caixa alta.
b) IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES – Os nomes dos autores devem ser escritos em fonte 40, com chamadas de número elevado (notas de rodapé), ordenadas. Nas notas de rodapé, deve indicar Formação, vínculo institucional e email.
c) TEXTO E FIGURAS – As descrições apresentadas no banner devem ser basicamente as mesmas do Relato de Experiência, de forma mais sintética. Comece com uma breve Introdução ao problema em que se atuou e ao objetivo da ação realizada, seguida da introdução, desenvolvimento e considerações finais. Além dos itens anteriores, é interessante incluir também, quando houver, uma apresentação sintética (recorte de textos ou transcrição de entrevista) de depoimentos dos atores envolvidos na ação: bolsistas, voluntários, demais membros da equipe e público atendido. Os depoimentos devem responder questões como: “Por que a ação foi importante e quais efeitos transformadores ela proporcionou?”.
d) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – O tamanho da fonte deve permitir a leitura pelo público entre 1 e 2 metros de distância. Se houver subtítulos, estes devem estar em caixa alta.
ATENÇÃO: A sessão de banner é um evento que ocorre junto a outras atividades e concorrerá visualmente com uma gama de informações do evento. O Banner não deve ser um manuscrito pendurado na parede. Tente ser sucinto e atraente. Seja conciso. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos, como se fosse uma matéria de revista de divulgação. Use imagens de boa qualidade para ilustrar e complementar sua comunicação.
Clique AQUI para acessar o Template – “Modelo de banner”.
3. Do envio das propostas
3.1 O relato de experiência e o Banner deverão ser enviados pelo Coordenador da Ação de Extensão no endereço https://forms.gle/Ma9wkwSJjLEdDwyz6 até o dia 24/07/2019, com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.
3.2 Serão pré-selecionadas somente as propostas que enviarem o RELATO DE EXPERIÊNCIA e o BANNER segundo as normas de formatação estabelecidas nesta Chamada. Propostas com apenas um dos arquivos não serão consideradas.
4. Da seleção para exposição no I Seminário Saberes da Extensão
4.1 Os relatos de experiência serão publicados nos Anais do I Seminário Saberes da Extensão e os Banners serão apresentados em seção pública, como parte integrante do II Planeta Inovação.
4.2 As propostas enviadas serão pré-selecionadas de acordo com os seguintes critérios:
a) Atendimento as normas de publicação desta chamada publica;
b) envio de ambos os arquivos: relato de experiência e Banner;
4.3 As propostas pré-selecionadas serão avaliadas por comissão instituída pela PROEX, que fará a seleção dos trabalhos a serem publicados nos anais e expostos na seção de Banners. As propostas serão classificadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
a) Caráter extensionista da ação;
b) Impacto interno e externo;
c) Clareza, objetividade e coerência dos materiais.
5. Do apoio financeiro da PROEX
5.1 A PROEX fará o custeio da impressão dos Banners selecionados.
5.2 Os custos com deslocamento e diárias para participação no II Planeta Inovação devem correr por conta das equipes, ficando facultado a solicitação de apoio ao campus de lotação.
6. Calendário
Lançamento da Chamada Pública |
24/06/2019 |
Prazo final para envio dos documentos |
24/07/2019 |
Pré-seleção e Seleção |
25/07/2019 |
Divulgação do Resultado |
26/07/2019 |
Realização do I Seminário Saberes da Extensão e II Planeta Inovação |
12 a 14/08/2019 |
Resultado dos trabalhos aprovados para o I Seminário Saberes da Extensão
Acessibilidade e deficiencia visual | Joice Paloma |
Acessibilidade em instituições de ensino: avaliação do campus Santa Luzia e sensibilização da comunidade acadêmica | Carolina Helena Miranda |
Araras produtor de água | Humberto Coelho de Melo |
Avaliação da qualidade do cardápio oferecido para idosas residentes em uma instituição de longa permanência | Maitê Costa |
Cemitério da Igreja das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto: medidas de preservação, proteção e conservação | Alexandre Ferreira Mascarenhas |
Cineclube cidadão | Bruno Francisco Melo Pereira |
Cinema e debate | Taciana Almeida Garrido |
Desmistificando a matemática do ENEM | Isabela Bárbara de Sousa |
Diálogos sobre o patrimônio | Maria Cristina Rocha Simão |
Engenharia e arte: processos de fabricação | Douglas Melo |
Ensaios de intervenção sustentável na microbacia do córrego Baronesa | Raquel Manna Julião |
Escola de futsal: uma experiência do IFMG campus Formiga | Luiza Aguiar dos Anjos |
Estradas de Vila Rica a Cachoeira do Campo: dos antigos caminhos a estrada de Dom Rodrigo Menezes | João Vitor Batisteli |
Estratégias de Ensino envolvendo matemática e educação musical nas escolas | Chrisley Bruno Ribeiro Camargos |
Gerindo Talentos | Stella M. Gomes Tomé |
Implantação da fazenda modelo em sustentabilidade no IFMG campus Bambuí | Cezar Dias do Nascimento |
Inclusão digital em Sabará | Carlos Alexandre |
Inclusão digital: aplicação de cursos de informática para a comunidade de Bambuí-MG | Marcos Roberto Ribeiro |
Lavantamento topográfico do aterro controlado do município de Piumhi-MG | Humberto Coelho de Melo |
Matemática e redação: uma relação possível e necessária | Danielli Ferreira |
Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal de patrimônio cultural | Flávio Jr. |
Novas perspectivas de avaliação e monitoramento da alimentação escolar | Maitê Costa |
Núcleo de inovação e desenvolvimento empresarial de Sabará (NIDES) | Lucas Maia dos Santos |
Políticas sociais a partir da Constituição de 1988: nossos direitos do contexto do texto para o contexto da prática? | Cássia do Carmo Pires Fernandes |
Práticas corporais: atividades físicas no campus Betim | Mauro da Costa Fernandes |
PPrejeto pédiquê? Este mato é panc. | Bárbara Regina Pinto |
Proposta de Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo para o município de Piumhi-MG | Humberto Coelho de Melo |
Relato de experiência de atividades de educação alimentar | Maitê Costa |
Robótica educacional: unindo campus e comunidade | Edson Batista |
Saindo do zero | Virgil Del Duca Almeida |
Se joga! Futsal feminino Betim | Nara Nília Nogueira |
Uso racional de água: captação da água de chuva na fazenda modelo em agricultura sustentável do IFMG campus Bambuí | Cezar Dias do Nascimento |
Vida literária | Alessandra Mara Vieira |
Programação do dia 13 de agosto de 2019
10h às 12h |
Abertura: Palestra "Inclusão Digital - Um relato de experiência extensionista" - Prof. Carlos Alexandre Silva | Espaço para debate |
14h às 15h30 |
Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão |
15h às 16h |
Palestra: A importância da Empresa Júnior para a carreira profissional.
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Apresentações do dia 13 de agosto de 2019
Acessibilidade e deficiencia visual | Joice Paloma | Arcos |
Araras produtor de água | Humberto Coelho de Melo | Piumhi |
Desmistificando a matemática do ENEM | Isabela Bárbara de Sousa | Bambuí |
Engenharia e arte: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | Douglas Melo | Arcos |
Estratégias de Ensino envolvendo matemática e educação musical nas escolas | Chrisley Bruno Ribeiro Camargos | Formiga |
Gerindo Talentos | Stella M. Gomes Tomé | Piumhi |
IMPLANTAÇÃO DA FAZENDA MODELO EM SUSTENTATIBILIDADE NO IFMG / CAMPUS BAMBUÍ | Cezar Dias do Nascimento | Bambuí |
Inclusão digital em Sabará | Carlos Alexandre | Sabará |
INCLUSÃO DIGITAL: APLICAÇÃO DE CURSOS DE INFORMÁTICA PARA A COMUNIDADE DE BAMBUÍ-MG | Marcos Roberto Ribeiro | Bambuí |
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO DO ATERRO CONTROLADO DO MUNICÍPIO DE PIUMHI-MG | Humberto Coelho de Melo | Piumhi |
MATEMÁTICA E REDAÇÃO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA | Danielli Ferreira | Formiga |
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL DE SABARÁ (NIDES) | Lucas Maia dos Santos | Sabará |
PROJETO PÉDIQUÊ? ESTE MATO É PANC. | Bárbara Regina Pinto | Sabará |
Proposta de Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo para o município de Piumhi-MG | Humberto Coelho de Melo | Piumhi |
USO RACIONAL DE ÁGUA: CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA NA FAZENDA MODELO EM AGRICULTURA SUSTENTAVEL DO IFMG / CAMPUS BAMBUÍ | Cezar Dias do Nascimento | Bambuí |
ESCOLA DE FUTSAL: UMA EXPERIÊNCIA DO IFMG – CAMPUS FORMIGA | Luiza Aguiar dos Anjos | Formiga |
Avaliação da qualidade do cardápio oferecido para idosas residentes em uma instituição de longa permanência | Maitê Costa | Reitoria |
Novas perspectivas de avaliação e monitoramento da alimentação escolar | Maitê Costa | Reitoria |
Relato de experiência de atividades de educação alimentar | Maitê Costa | Reitoria |
Programação do dia 14 de agosto de 2019
9h às 12h |
Reunião aberta do Comitê de Extensão: Curricularização da Extensão |
08h30 às 10h30 |
Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão |
Apresentações do dia 14 de agosto de 2019
Acessibilidade em instituições de ensino - avaliação do campus SL e sensibilização da comunidade acadêmica | Carolina Helena Miranda | Santa Luzia |
Cemitério da Igreja das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto: medidas de preservação, proteção e conservação | Alexandre Ferreira Mascarenhas | Ouro Preto |
CINECLUBE CIDADÃO: EXTENSÃO ESTIMULANDO A PESQUISA E APOIANDO O ENSINO | Bruno Francisco Melo Pereira | Betim |
Cinema e debate | Taciana Almeida Garrido | Ipatinga |
DIÁLOGOS SOBRE O PATRIMÔNIO | Maria Cristina Rocha Simão | Ouro Preto |
ENSAIOS DE INTERVENÇÃO SUSTENTÁVEL NA MICROBACIA DO CÓRREGO BARONESA | Raquel Manna Julião | Santa Luzia |
ESTRADAS DE VILA RICA A CACHOEIRA DO CAMPO: DOS ANTIGOS CAMINHOS A ESTRADA DE DOM RODRIGO JOSÉ DE MENEZES | João Vitor Batisteli | Ouro Preto |
Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal de patrimônio cultural | Flávio Jr. | Ouro Preto |
Políticas sociais a partir da Constituição de 1988: nossos direitos do contexto do texto para o contexto da prática? | Cássia do Carmo Pires Fernandes | Ponte Nova |
PRÁTICAS CORPORAIS/ATIVIDADES FÍSICAS NO CAMPUS BETIM | Mauro da costa Fernandes | Betim |
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UNINDO CAMPUS E COMUNIDADE | Edson Batista | Ponte Nova |
SAINDO DO ZERO | Virgil Del Duca Almeida | Betim |
Se joga! Futsal feminino Betim | Nara Nília Nogueira | Betim |
Vida literária | Alessandra Mara Vieira | Ipatinga |
Público-alvo: Alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação do IFMG, interessados em apresentar seus trabalhos de Extensão. Apresentações abertas ao público em geral.
Inscrições: Até 24 de julho. Saiba mais.
Para assistir às apresentações não é necessário inscrição prévia.
Estágio
O estágio, de acordo com a lei 11.788, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
O estágio no IFMG
Conforme disposto no Regulamento de Estágio do IFMG:
Art. 2° Os estágios dos cursos do IFMG visam ao aprendizado de competências inerentes à atividade profissional e à contextualização curricular, tendo como objetivos:
I - possibilitar o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho;
II - facilitar a futura inserção do estudante no mundo do trabalho;
III - promover a articulação do IFMG com o mundo do trabalho;
IV - proporcionar a adaptação social e psicológica do estudante à sua futura atividade profissional; e
V - contribuir na avaliação do processo pedagógico de sua formação profissional.
Documentos importantes
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.
Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio
Termo de Convênio para Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios
Termo de Convênio para estágios intermediados por Agentes de Integração
Termo de Compromisso para Estágio Obrigatório
Termo de Compromisso para Estágio Não Obrigatório
Termo de Compromisso para Estágio Obrigatório- Licenciaturas
Manual para registro do Estágio Não Obrigatório no Histórico Escolar
Documentos e manuais para utilização da funcionalidade estágio do SUAP
Relatório das atividades de estágio - ESTAGIÁRIO
Relatório das atividades de estágio - SUPERVISOR
Termo de realização de estágio
Manual funcionalidade estágio do SUAP - ESTAGIÁRIO
Manual funcionalidade estágio do SUAP - ORIENTADOR
Manual funcionalidade estágio do SUAP - SUPERVISOR
Manual funcionalidade estágio do SUAP - RESPONSÁVEL PELOS ESTÁGIOS NO CAMPUS