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Não ignore os conflitos no ambiente de trabalho!!

publicado 14/06/2021 10h59, última modificação 17/06/2021 09h08

Em um ambiente de trabalho, é comum que ocorram conflitos em maior ou menor proporção. As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito.  Afinal, as pessoas geralmente possuem valores e personalidades muito diversas. Se por um lado, essa diversidade é enriquecedora; por outro, não podemos permitir que ela seja motivo de presença constante de atritos que podem dificultar o dia a dia no trabalho e consequentemente afetar nossa qualidade de vida. O conflito constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração.  

Lidar com essas divergências é uma tarefa complexa, uma vez que envolve aspectos pessoais, o contexto, a cultura organizacional e outras variáveis diversas. No entanto, é fundamental que os gestores procurem, o mais rápido possível, a resolução do conflito, pois se não resolvidos podem trazer inúmeros problemas como a queda na qualidade do trabalho, piora do clima organizacional devido a rivalidades e disputas geradas.

Muitas vezes o conflito surge devido a problemas de comunicação e a desentendimentos interpessoais, diferenças individuais e a diversidade das equipes. É importante identificar as causas do conflito para adotar medidas para melhorar a interação na equipe de trabalho. Quando as pessoas tomam consciência de que seus conflitos se devem a diferenças fundamentais em suas maneiras de abordar os problemas, elas provavelmente serão capazes de colaborar para chegar a um consenso no grupo que satisfaça a todos. 

Se o gestor estabelece uma comunicação clara e direta com sua equipe e propicia que haja a mesma postura entre os pares, não há espaço para fofocas e intrigas entre os colaboradores. Algumas medidas práticas podem ser úteis com isso, como:

  • reuniões em grupo para delegar tarefas;
  • grupo de e-mail para que todos saibam o que está sendo comunicado;
  • divisão equilibrada de tarefas;
  • atitudes isentas de predileção por determinado colaborador;
  • compartilhamento das agendas individuais com o grupo

 

Além disso, podem surgir conflitos porque os membros da organização simplesmente não entendem bem as atividades e demandas de trabalho que os outros enfrentam em uma organização. Nesse caso, conhecer melhor o trabalho de cada membro da equipe e de outros setores da organização pode diminuir os conflitos. Os gestores podem resolver conflitos também aumentando os níveis de integração em uma organização, o que evita que quando surjam conflitos os setores fiquem se criticando sem resolver o problema.

Em alguns casos, o conflito pode ser resolvido com uma conversa aberta entre as partes conflitantes com o objetivo de identificar o problema e resolvê-lo. Antes de qualquer julgamento, o gestor precisa ouvir as partes envolvidas no conflito para entender o que está acontecendo. Aqui, a imparcialidade é crucial. 

Os feedbacks diretos são ótimos para auxiliar na resolução e prevenção de confrontos entre a equipe. A comunicação clara é capaz de diminuir as lacunas no diálogo interno, pois todos terão contato com as ideias de seus colegas com mais facilidade.

A empatia, ou seja, enxergar o ocorrido pela perspectiva do outro é eficiente não só para resolver contratempos, mas para evitá-los.

Muitas vezes, os conflitos acontecem em razão da alta cobrança e da rotina exaustiva de trabalho. Dessa forma, os colaboradores dialogam menos e deixam os problemas e as dificuldades se acumularem. Por isso, é sempre importante dar uma “pausa” e aliviar a pressão em cima de todos. Em outras palavras, é interessante promover eventos de integração para que todos conversem, conheçam e entendam melhor seus colegas.

Pensando na melhoria na Resolução de Conflitos o IFMG criou, por meio da Portaria nº 959/2020,  mais um espaço de diálogo destinado à resolução de situações funcionais de conflitos , que são as Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos vinculadas à Ouvidoria Geral do IFMG, as quatro Câmaras contam com regulamentação elaborada por meio de uma parceria entre a Corregedoria Geral, o Gabinete do Reitor e a Ouvidoria Geral, que estabeleceu diretrizes destinadas a recepcionar relatos de servidores, a fim de promover eventual conciliação ou direcioná-los aos órgãos competentes. 

  • Caso tenha alguma situação de conflito ou alguma dúvida sobre Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos mande um e-mail para ouvidoria@ifmg.edu.br.

 

Referências Bibliográficas

  1. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas .3ªed. p..62 editora Elsevier/2010-RJ 
  2. JONES, Gareth R. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008
  3. ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005

 

Queremos te ouvir: qvt@ifmg.edu.br 

Fique ligado nessa dica: A ENAP possui um curso de 20 horas, gratuito e a distância sobre esse assunto “Gestão de Conflitos e Negociação”, a inscrição pode ser feita a qualquer momento no link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/372

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