Maio Amarelo
Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”,
Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.
Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Segundo ainda a OMS, os acidentes de trânsito tiram a vida de mais de 1,3 milhão de pessoas todos os anos. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas em suas vidas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo.
Muitos acidentes podem acontecer quando os trabalhadores estão se deslocando para o seu local de trabalho. Além disso, existem muitos trabalhadores que atuam na condução de veículos, como motoristas de caminhão, ônibus, motocicletas e bicicletas. Estudos apontam que os acidentes envolvendo motoboys são uma preocupação frequente em áreas urbanas, devido a crescente quantidade de motociclistas que circulam pelas ruas e avenidas durante o dia todo realizando entregas.
Alguns dos principais riscos a que esses trabalhadores estão expostos englobam colisões com outros veículos, quedas da moto, atropelamentos, além de exposição a fatores como poluição sonora, do ar e vibrações, que podem ter efeitos prejudiciais à saúde em longo prazo.
O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes.
Confira algumas dicas:
Proteja os mais vulneráveis: é de extrema importância que os motoristas de carros, ônibus, caminhões e outros veículos de passeio e transporte de cargas tenham atenção com os pedestres, ciclistas, etc por não terem a mesma proteção que esses veículos oferecem. É responsabilidade do motorista protegê-los sempre.
Não dirija se estiver com sono: apenas esteja na condução do veículo se você tiver dormido de 6h a 8h na noite anterior. Cansaço e fadiga são causas de acidentes.
Cuidado com as regras: sempre respeite as regras de circulação das vias.
Seja educado no trânsito: sempre que possível, dê a preferência para qualquer veículo, principalmente os que transportam doentes, ambulâncias e veículos de segurança.
Faça manutenções periódicas : cuidar da manutenção e da revisão dos veículos é fundamental.
Não utilize o celular quando estiver dirigindo: o aparelho causa distração que aumentam as chances de acidentes
Motociclista: use capacete e acessórios recomendados como sapatos adequados. Utilize também os faróis sempre acesos para que seja visto por outros motoristas e pedestres e atenção redobrada em dias chuvosos.
Ciclistas : atenção ao guiar a bicicleta e utilize o capacete. Trafegue também sempre à direita da via ou nas ciclovias. Além disso, utilize vestuário que permita que as pessoas lhe vejam melhor, como roupas coloridas e dispositivos luminosos no capacete ou na bicicleta.
Pedestre: fique atento transite somente na calçada. Atravesse a rua apenas pela faixa de pedestre, estando o sinal aberto para essa finalidade . Atenção também ao uso de fones de ouvido, pois podem causar distração e impedem que escutem os sons de buzinas e sirenes de alarmes.
A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas.
Referências
https://www.vrum.com.br/noticias/maio-amarelo-2023/