Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), sendo uma instituição pública federal, visa a qualidade do ensino e a formação científica, profissional e humana. Sendo instituição multicampi e pluricurricular destinada a consolidar e fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais locais, as ações do IFMG se pautam pela busca da inserção regional, estreitando relações com os setores produtivos e econômicos, públicos e privados, com vistas à melhoria da realidade das regiões onde estão situadas suas unidades.
Descrito esse contexto, destaca-se a diversidade regional e a amplitude geográfica como desafios do IFMG para a integração entre esses cursos. Por outro lado, entende-se esse desafio como uma grande e enriquecedora oportunidade de trocas de vivências e experiências entre as diversas áreas, principalmente nos encontros institucionais do PIBID que tem ocorrido em todas as edições e do PIBID e Residência Pedagógica que ocorreu, em sua primeira edição, no ano de 2019.
Com uma história exitosa que teve início no ano de 2011, o PIBID, vêm, desde então, envolvendo gestores, professores formadores, futuros professores, professores e alunos da Educação Básica. Este programa vem, permanentemente, em suas sucessivas edições, consolidando importantes repercussões na formação dos futuros professores nas diferentes áreas que compõem as licenciaturas dos diversos campi do IFMG.
Ao longo desse tempo, diferentes atores representando a formação de professores nos diversos cenários, firmaram parcerias em prol do êxito do processo, dentro e fora do IFMG: professores formadores, equipe pedagógica, equipe gestora, técnicos-administrativos, futuros professores, gestores das escolas da Educação Básica, professores supervisores, Secretarias Municipais de Educação, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - SEE/MG, Superintendências Regionais de Ensino - SRE e as diferentes comunidades escolares parceiras representadas por cada escola que participou dos nossos projetos (SILVA, 2019).
O PIBID se destacou, nos anos recentes, durante a necessidade de afastamento social em virtude da Pandemia do COVID-19, como um importante programa, consolidando as discussões em torno do uso das tecnologias digitais, desenvolvendo ainda mais essa competência sem deixar de lado as considerações de suas frágeis limitações como vimos, no caso de grande parte dos estudantes da rede pública estadual, não alcançados por elas.
Para Silva (2019) “as políticas públicas voltadas para a formação de professores têm um papel fundamental para o futuro da educação no Brasil, pois os licenciandos necessitam de apoio para o desenvolvimento de práticas inovadoras e para que não se evadam.” A evasão e o desinteresse pela formação de professores têm se tornado um grande desafio para as licenciaturas em nosso país acentuando-se, sobremaneira, no período pós pandemia.
São várias as experiências exitosas que buscaram e buscam contornar as dificuldades pelas quais passam os cursos de licenciatura em nosso país. Neste sentido, é mister citar a parceria realizada entre o PIBID e o Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência que, entre 2011 e 2017, caminharam juntos, contribuindo com a consolidação das licenciaturas. Um encontro dos programas parceiros ocorreu na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerias (MG), em março de 2014 (saiba mais).
Com o PIBID nasceu também no IFMG o movimento de Feiras de Matemática. Esse movimento mobiliza a participação das escolas públicas estaduais e tem o IFMG como instituição que apoia, ampara e organiza, junto com os bolsistas, as feiras regionais. Foram várias as edições de feiras e resgatamos aqui a IV edição, realizada no campus São João Evangelista, MG, em junho de 2017, em parceria com o Prodocência (clique aqui) que contou com a participação de 27 escolas de 10 municípios da região. Os diversos trabalhos apresentados traziam desde conhecimentos de comunidades quilombolas até trabalhos com atividades envolvendo carros robotizados controlados por celulares.
Por outro lado, o IFMG funciona como instituição que possibilita, por meio de suas estratégias estruturantes para os eixos centrais de atuação no ensino, pesquisa e extensão, que os bolsistas do PIBID possam também alçar voos maiores no sentido da consolidação de sua formação profissional e humana.
Nesse sentido destacamos a participação de bolsistas, estudantes das escolas estaduais e municipal, parceiras do programa, em feiras nacionais de matemática como a III Feira de Matemática que aconteceu em Salvador, na Bahia, em setembro de 2014 (saiba mais). Na ocasião, os trabalhos premiados nas Feiras de Matemática das escolas parceiras foram levados para a Feira Nacional, lá apresentados e também premiados.
Neste mesmo ano, alguns bolsistas apresentaram trabalhos no V Encontro Nacional das Licenciaturas/ IV Encontro Nacional do PIBID que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, em dezembro de 2014 (saiba mais).
Dentre as ações para popularização da ciência, as feiras de ciência se tornaram eventos regulares no calendário dos cursos de Ciências Biológicas e Física no campus Bambuí trazendo para dentro do campus, os estudantes das escolas públicas estaduais parceiras. Junto com os bolsistas do PIBID e atualmente também com os da Residência Pedagógica. O evento é organizado conjuntamente e conta com o apoio e infraestrutura do campus. Foram várias as edições e a primeira que contou com a parceria dos dois programas aconteceu em 26 de outubro de 2019. (Saiba mais).
Em cada edição do PIBID ocorria, geralmente no último semestre de atuação, um evento institucional que tinha exatamente o objetivo de comungar as realidades, experiências e resultados de suas práticas para a totalidade dos bolsistas do programa buscando assim a integração das licenciaturas do IFMG. Com a chegada da Residência Pedagógica os dois programas passaram a andar juntos e os eventos institucionais por consequência, também.
O Primeiro nesse formato aconteceu no ano de 2019, no "VII Encontro Institucional do PIBID e I Encontro do Programa Residência Pedagógica do IFMG", realizado na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, em 22 de outubro de 2019 (veja aqui).
Um marco importante na história do Programa ocorreu com o lançamento do livro “O PIBID e a formação de professores no IFMG: entre histórias e práticas” (SILVA, José Fernandes (org). O PIBID e a formação de professores no IFMG: entre histórias e práticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 179p. ISBN: 978-85-7993-729-3) obra essa, escrita a diversas mãos, com contribuições de todos as áreas da formação de professores do IFMG e que retrata a trajetória do PIBID, no âmbito do IFMG, destacando as suas exitosas conquistas na formação de professores desde seu início no ano de 2011.
Nesta obra, todos os projetos demonstram as conquistas, avanços e desafios que o PIBID como política propulsora de inovações à formação inicial de professores, propiciou ao longo desta década de parceria em prol da Educação. Estão também elencados os trabalhos apresentados nos mais diversos eventos regionais e nacionais em que os bolsistas submeteram artigos, resumos e apresentaram suas pesquisas. Não menos importantes são os relatos do cotidiano em aulas práticas, visitas técnicas, construção de materiais manipulativos e práticas educativas inclusivas. Nesse período também, pudemos observar que muitos dos TCC´s desses estudantes tinham por objeto de pesquisa as práticas de docência, experiências e mesmo resultados de estratégias de ensino com materiais manipulativos desenvolvidos por eles com vistas a práticas mais inclusivas.
Em se tratando das práticas inclusivas, destacamos ainda como os estudantes com deficiência foram incluídos e se formaram professores. Nesse caso vale mencionar o caso de um estudante cego que cursou a Licenciatura em Matemática do IFMG em São João Evangelista. Um dos trabalhos apresentados e premiados na Feira Nacional de Matemática em Salvador, Bahia, em 2014 foi de seu grupo. Também no V Encontro Nacional das Licenciaturas/ IV Encontro Nacional do PIBID que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, em 2014, este estudante esteve presente apresentando resultados de suas experiências de ensino com um outro estudante cego, aluno de uma escola pública estadual parceira do PIBID.
Uma das ações permanentes de divulgação e fortalecimento do programa são as difundidas nas redes sociais. Alguns dos subprojetos mantém suas páginas nas redes sociais, as mais antigas, no Facebook que são alimentadas com as atividades dos programas. Podemos elencar aqui a página do PIBID Geografia do campus Ouro Preto; PIBID Física do campus Ouro Preto; PIBID Matemática do campus Formiga e o PIBID Matemática do campus São João Evangelista. As mais recentes vêm migrando para outras redes sociais como o Instagram.
Nesse sentido, podemos destacar que a prática desses professores formados nesse amálgama entre as experiências docentes vividas nas escolas de educação básica, as experiências de pesquisa de sua própria prática e seus ensaios preliminares de reflexão dessa prática, corrobora a tese de que não é possível formar bons professores sem um diálogo com a escola e com seus diversos atores: estudantes, professores, gestores e comunidade escolar.
Uma grande contribuição do programa é o legado aos nossos egressos, muitos atuando na educação básica, nas escolas públicas estaduais, na rede privada e outros tantos ainda dando sequência aos estudos e buscando formação stricto sensu em programas de área específica ou educação, alguns ainda discutindo as suas aprendizagens e experiências no PIBID.