Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNIF 2019 promove simulações de comitês da ONU

UNIF 2019 promove simulações de comitês da ONU

por Fernando Cintra publicado 05/07/2019 17h34, última modificação 05/07/2019 17h35

Nos dias 28, 29 e 30 de junho o IFMG campus Ouro Branco sediou pela terceira vez a UNIF, evento de Simulação Intercolegial organizado pelos membros do Grupo de Relações Internacionais do IFMG (GRIIF) coordenado pela professora Maria Virgínia Maciel Jordana.

O evento é destinado a alunos secundaristas e, este ano, contou com a participação de cerca de 180 delegados, estudantes de distintos campi de nosso Instituto e de colégios convidados das cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Belo Horizonte. Também cabe destacar o retorno de diversos ex-alunos de nosso campus que compõem mesas diretoras de destaque todos os anos.

O propósito por trás das Simulações Intercolegiais é de ampliar e aprofundar, de forma interdisciplinar, conhecimentos adquiridos em distintas disciplinas do cotidiano escolares. Durantes as sessões de Simulação, os delegados aplicam parte do conteúdo curricular ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades como a oratória e a negociação. Nestes encontros, os participantes são expostos a um contexto que enaltece os valores necessários à formação cidadã e à cultura da paz.

A edição deste ano trouxe os seguintes comitês:

UNASUL - Biopirataria, Narcotráfico e internacionalização da Amazônia

OEA- Imigração e segurança nacional: políticas de controle, soberania e implicações socioeconômicas dos refugiados

ACR: Alto Comissariado da República- Abertura Política na Ditadura Militar

Agência de Comunicação: Brasil, ame-o ou deixe-o!

CCJC (Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania) - "Práticas inovadoras para combater o feminicídio e o assassinato de Marielle Franco"

CSPCCO - A atuação das UPPs nas comunidades do Rio de Janeiro

CDHM - Sistema Carcerário no Brasil.

O evento é integralmente organizado e gerenciado por um Secretariado que este ano foi formado pelas estudantes:

Secretária Geral – Sofia Bastos (ADM 3)

Secretária Acadêmica – Tamíres Lana (MET 3)

Secretária de Logística – Francyellen Lage (INFO 3)

Secretária de Marketing – Isabella Freitas (INFO 3)

Secretária Administrativa – Rebeca Nunes (ADM 2)

Secretária Tesoureira – Roberta Leitão (ADM 2)

Fotos do Evento: