Ouvidoria
Por meio da Ouvidoria é possível obter informações, encaminhar reclamações, propor soluções, tecer elogios, fazer denúncias e ainda dar ideias para melhorar qualquer serviço que o IFMG esteja prestando. Servidores, estudantes e demais membros da comunidade externa podem utilizar a Ouvidoria do IFMG por meio da plataforma Fala.BR.
O ouvidor é o porta-voz das manifestações recebidas por meio do canal oficial (plataforma Fala.BR), sendo responsável por analisar, tratar e responder às demandas dos usuários. Também é garantida a proteção do manifestante com o anonimato ou pedido de restrição de identidade.
Tipos de Manifestações
Conheça cada tipo de manifestação que pode ser enviada para a Ouvidoria:
- Denúncias: comunicação de ato ilícito ou irregularidade praticada pela Instituição ou Servidor que venha ferir a ética ou a legislação;
- Elogios: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre um serviço recebido ou relativo a pessoas que participaram do atendimento;
- Reclamações: demonstração de insatisfação/queixa com um serviço prestado ou conduta de um servidor;
- Solicitações: pedido para adoção de providências por parte do órgão público;
- Sugestões: apresentação de ideias ou proposta de melhoria de políticas ou de serviço prestado;
- Simplifique: ideias para desburocratizar o serviço público.
O IFMG quer ouvir você! Participe e contribua na melhoria contínua dos serviços oferecidos pela instituição.
IMPORTANTE: Precisa denunciar uma situação ou tem algo a reclamar sobre um serviço?
Desde 2018, os usuários podem solicitar o SIGILO DA IDENTIDADE em suas manifestações junto a Ouvidoria. Tanto o ANONIMATO quanto o SIGILO de identidade são garantidos pelos ouvidores.
Importante ressaltar que o manifestante que optar pelo anonimato não obterá número de protocolo da manifestação - o que impedirá o acompanhamento do andamento da manifestação - uma vez que terá sua identidade preservada. Neste caso, também é importante fornecer a maior quantidade de detalhes para que a apuração dos fatos seja completa.