Ouvidoria
A Ouvidoria do IFMG é o canal oficial por meio do qual servidores, estudantes e demais membros da comunidade externa podem encaminhar reclamações, propor soluções, tecer elogios, fazer denúncias e ainda dar ideias para melhorar qualquer serviço que o IFMG esteja prestando.
Para isso, o IFMG utiliza a plataforma Fala.BR, a mesma plataforma adotada pelo Governo Federal e criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que também pode ser utilizada também como ferramenta de acesso à informação. O ouvidor é o responsável por analisar, tratar e responder às demandas dos usuários.
Por meio da plataforma Fala.BR, os usuários podem solicitar o SIGILO DA IDENTIDADE em suas manifestações junto a Ouvidoria. Tanto o ANONIMATO quanto o SIGILO de identidade são garantidos pelos ouvidores.
Importante ressaltar que o manifestante que optar pelo anonimato não obterá número de protocolo da manifestação uma vez que terá sua identidade preservada. Assim, ao optar pelo anonimato, o manifestante não conseguirá acompanhar o andamento da manifestação e nem obter um retorno em relação às ações realizadas pela instituição. Nestes casos, também é importante fornecer a maior quantidade de detalhes para que a apuração dos fatos seja completa.
💻 Como enviar sua manifestação? As manifestações devem ser registradas na plataforma Fala.BR. O prazo para resposta é de até 30 dias prorrogáveis pelo mesmo período. Para outras informações, entre em contato via e-mail: ouvidoria.ourobranco@ifmg.edu.br
Tipos de Manifestações
Conheça cada tipo de manifestação que pode ser enviada para a Ouvidoria:
- Denúncias: comunicação de ato ilícito ou irregularidade praticada pela Instituição ou Servidor que venha ferir a ética ou a legislação;
- Elogios: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre um serviço recebido ou relativo a pessoas que participaram do atendimento;
- Reclamações: demonstração de insatisfação/queixa com um serviço prestado ou conduta de um servidor;
- Solicitações: pedido para adoção de providências por parte do órgão público;
- Sugestões: apresentação de ideias ou proposta de melhoria de políticas ou de serviço prestado;
- Simplifique: ideias para desburocratizar o serviço público.
Queremos te ouvir: participe e contribua na melhoria contínua dos serviços oferecidos pela instituição!