Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFMG participam de simpósio em Portugal

Professores do IFMG participam de simpósio em Portugal

Três Professores do IFMG – campus Ouro Branco participam do VI SIMELP – VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa ocorrido na cidade de Santarém, em Portugal, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2017.

publicado: 28/11/2017 09h44, última modificação: 29/11/2017 07h13

O SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - visa o debate e integração entre pesquisadores, professores e estudantes que se interessam pela língua portuguesa através das áreas de linguística, literatura, cultura, tradução e educação. A 6ª edição do SIMELP ocorreu na cidade de Santerém, em Portugal. Segundo a organização a cidade de Santarém:

“constitui-se como palco de união de línguas e culturas, desde o século VII a. C., passando por diferentes fases de regime político – 61 a. C.; 138 a.C.; 460; 714; 1093; 1147; 1506 – e tendo sida elevada à categoria de cidade em 1868. [...] No século XXI, volta a ser palco de união de culturas em torno de uma língua que evidencia, claramente, matizes culturais distintas, conferindo-lhe uma riqueza patrimonial e identitária imensuráveis. Assim, “A União na Diversidade” tem por objetivo proporcionar momentos de reflexão, de troca de experiências, de desenvolvimento científico e pedagógico.”

Estiveram presentes no simpósio os professores do IFMG – Campus Ouro Branco Adilson Ribeiro de Oliveira e Ana Paula Mendes Alves de Carvalho ambos lecionam Língua Portuguesa e Carlos Eduardo Reis de Carvalho professor da Área de Metalurgia.

Adilson Ribeiro de Oliveira, professor de Língua Portuguesa, apresentou três trabalhos de pesquisa: “A acentuação na escrita de alunos do Ensino Médio”, que é resultado de um recorte de projeto mais amplo desenvolvido no GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa) e conduzido pelo bolsista PIBIC Júnior Saymon Menezes de Souza (à época da pesquisa estudante do curso Integrado de Metalurgia, no campus Ouro Preto); “Letramento, práticas e representações da escrita: subsídios para o professor de Português”, projeto em desenvolvimento com a participação da bolsista PIBIC Cláudia Costa e das voluntárias Lucy Valim e Bárbara Valim; e a comunicação “Ensino de Língua Portuguesa na formação profissional: letramento entre práticas e representações”, apresentado no Simpósio intitulado A diversidade do ensino de português na rede dos institutos federais no Brasil e seus múltiplos desdobramentos: reflexões, resultados e experiências.

A professora Ana Paula Mendes Alves de Carvalho, também professora de Língua Portuguesa, apresentou dois trabalhos de pesquisa: um constituído de um recorte de sua tese de doutorado “Hagiotoponímia em Minas Gerais” defendida em 2014 e outro de natureza interdisciplinar resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em Ouro Branco desde 2015 em parceria com o professor da Área de Metalurgia Carlos Eduardo Reis de Carvalho, que também participou do evento. O trabalho “A influência da metalurgia na denominação de nomes de ruas no município de Ouro Branco/MG” apresentado pelos professores é resultado do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica homônimo que conta com a  articipação de dois alunos de Graduação do Curso de Bacharelado em Engenharia Metalúrgica, Dérlisson de Oliveira e Nairara Aparecida Martins Garcia, que também assinaram o trabalho. Além de contribuir para os estudos linguísticos que se pautam na inter-relação língua, cultura e sociedade, o estudo tem permitido conhecer como se deu o processo denominativo da toponímia urbana de Ouro Branco, em que se observou a importância dos homenageados – pessoas, no Bairro Pioneiros, e empresas, no Bairro Siderurgia – tanto para atividade siderúrgica no Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais, quanto para a comunidade local.

Na ocasião, os professores de Língua Portuguesa, Ana Paula e Adilson, além de apresentarem seus trabalhos de pesquisa, fizeram o lançamento de suas obras recém-publicadas Minas de todos os santos: dicionário de topônimos e Todo mundo só pensa naquilo: representações como elementos constitutivos de competências de leitura, respectivamente.