Notícias
Plataforma +IFMG lança cursos on-line gratuitos
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o IFMG lança, neste sábado, 1º de maio, os cursos gratuitos da Plataforma +IFMG, um ambiente de capacitação profissional a distância que visa aumentar a abrangência do Instituto para a sociedade, incentivando a qualificação profissional do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em Educação a Distância (EAD).
A princípio serão ofertados 20 cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), cujas inscrições podem ser feitas a partir deste sábado. São cursos de curta duração, totalmente on-line, com foco em uma área específica. Ao todo, a Plataforma +IFMG oferta cursos em 10 áreas diferentes. Após a conclusão, o aluno recebe um certificado, que facilita sua inserção e crescimento no mercado de trabalho. Até o fim de 2021, cerca de 100 cursos devem estar disponíveis.
"Dos 2 mil alunos que responderam o questionário de avaliação do curso experimental, 97% o avaliaram positivamente, o que nos deixou confortáveis para continuarmos com o trabalho"
“Fizemos um curso experimental no ano passado, de Docência e Tutoria em EAD, para testar a sala virtual, qualidade do material didático, etc. Num período de três meses, tivemos cerca de 2.200 concluintes, dos quais 2 mil responderam ao questionário de avaliação. Desses, 97% avaliaram o curso positivamente, o que nos deixou bastante confortáveis para continuarmos com o trabalho”, lembra o diretor de Extensão, Niltom Vieira.
Niltom explica que a escolha desses cursos se deu a partir de pesquisas junto às principais plataformas de cursos a distância. A equipe do +IFMG identificou as principais necessidades do público e procurou adequá-las ao papel do IFMG enquanto instituição pública de ensino. Foram disponibilizadas ainda bolsas para a produção de cursos FIC em áreas prioritárias.
Acesse: mais.ifmg.edu.br
A plataforma +IFMG é parte do programa +IFMG que também inclui a Rádio +IFMG, o Centro de Memória da instituição e diversas outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas como o Cursinho Preparatório Pré-IFMG. De acordo com o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes Rosa Júnior, o projeto começou a ser desenvolvido antes da pandemia. “Faz parte de uma visão de que deveríamos seguir com o ensino a distância e oferecer isso às pessoas, disponibilizando, como instituição pública de ensino, o máximo de opções para colaborar com a geração de renda para a população. A pandemia veio mostrar que essa é uma necessidade premente”, avalia.