Notícias
Mestrados profissionais conquistam nota 4
Os mestrados profissionais ofertados pelo IFMG foram avaliados com a nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em um total de 5 pontos possíveis. Criada para avaliar a qualidade da pós-graduação brasileira e retratar a situação desses cursos, a última avaliação quadrienal de permanência elevou a nota dos quatro programas, são eles:
→ Administração (Campus Formiga)
→ Educação Profissional e Tecnológica (Campus Ouro Branco)
→ Ensino de Geografia em Rede (Campus Ouro Preto)
→ Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (Campus Bambuí)
Na avaliação, a Capes considera o desempenho global do programa, incluindo sua organização e gestão acadêmica, a qualidade da formação oferecida e os resultados gerados — como a produção técnico-científica e a capacidade de promover impacto e relevância social, por meio de produtos, projetos e ações voltadas às demandas do setor público, do setor produtivo e da comunidade.
Os programas que oferecem apenas cursos de mestrado podem obter, no máximo, nota 5. As notas até 7 são associadas a programas que contam também com o doutorado. “Além de sinalizar a consistência dos programas, a nota 4 também fortalece o potencial institucional para iniciativas de cooperação. Esse patamar de avaliação nos permitirá, por exemplo, a oferta de mestrado interinstitucional (Minter)”, comemora a pró-reitora de Inovação Pesquisa Inovação e Pós-Graduação Gislayne Gonçalves


