Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituto Federal de Minas Gerais promove 1º encontro de Simulação Intercolegial no Campus Ouro Branco

publicado: 13/12/2017 08h43, última modificação: 13/12/2017 08h43

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) promoveu no início de dezembro seu primeiro encontro de Simulação Intercolegial, o UNIF 2017, uma iniciativa que surgiu com o Grupo de Relações Internacionais do IFMG (GRIIF) projeto de extensão do campus Ouro Branco coordenado pelas professoras Letícia da Silva Bastos e Maria Virgínia Maciel Jordana.

O evento teve duração de três dias e foi organizado quase integralmente por alunos dos cursos Técnicos e Integrados do campus Ouro Branco que assumiram diversas funções do Secretariado que organiza eventos deste tipo. O principal objetivo foi o de reunir estudantes secundaristas para discutir assuntos da pauta internacional. Na oportunidade o evento reuniu alunos de distintas instituições de ensino da região.

Os encontros de Simulação obedecem à estrutura semelhante àquela de órgãos e reuniões da ONU. No evento deste ano, os alunos se dividiram em quatro comitês com temáticas distintas e foram cobertos pela “Agência de Comunicação”, que também era composta por alunos secundaristas.

Os comitês trataram de assuntos como “Mutilação genital feminina”, “Limites da engenharia genética em humanos”, “A erradicação do trabalho infantil em África” além de um gabinete de Guerra construído em parceria com alunos do Colégio Naval, que tratou sobre “A guerra civil Iraquiana: combate ao extremismo”.

Ao longo das discussões propostas sobre cada um dos temas abordados pelos comitês, os alunos participantes puderam dar voz a suas representações e construir soluções para os problemas apresentados.

A experiência foi extremamente exitosa e deixou nos organizadores o desejo de dar continuidade ao projeto e seguir promovendo encontros semelhantes no próximo ano.

Imagem 1 - alunos do Secretariado e o Diretor Geral do campus Ouro Branco.
Imagem 2 - Comitê CDH que debateu sobre Mutilação genital feminina.
Imagem 3 - Mesa diretora ECOSOC que discutiu o tema: Limites da engenharia genética em humanos.
Imagem 4.
Imagem 5 - Mesa diretora OIT que discutiu sobre Erradicação do trabalho infantil em África.
Imagem 6 - Processo de votação no comitê OIT.
Imagem 7 - Debate do comitê OIT.
Imagem 8 - Mesa diretora CDH que debateu o tema Mutilação genital feminina.
 Imagem 9.