Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos destinado a mulheres
conteúdo

Notícias

Inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos destinado a mulheres

Serão ofertados dois cursos profissionalizantes: Agente Cultural e Assistente Administrativo. Os cursos são gratuitos e destinados exclusivamente a mulheres. Inscrições prorrogadas até 9 de dezembro.
publicado: 24/11/2025 16h19, última modificação: 03/12/2025 16h14

Foram prorrogadas até o9 de dezembro, as inscrições para dois cursos profissionalizantes: Agente Cultural e Assistente Administrativo por meio do Programa Mulheres Mil. Os cursos são gratuitos e destinados exclusivamente a mulheres. São ofertadas 30 vagas para cada curso que terá duração de 160 horas. As aulas serão realizadas presencialmente no IFMG Campus Ouro Branco. 

Para se inscrever, é necessário ter idade 16 anos e Ensino Fundamental Incompleto para o curso Agente Cultural, e Ensino Fundamental incompleto para o curso de Assistente Administrativo. As alunas participantes receberão uma bolsa mensal de aproximadamente R$ 120,00. A seleção será feita com base nos critérios classificatórios como faixa etária, renda familiar, situação de trabalho, número de coabitantes, cor/raça e situação de risco.

Os cursos são voltados exclusivamente para mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica; desempregadas ou inseridas no trabalho informal; com baixa escolaridade; responsáveis pelo cuidado da casa ou dos filhos; vítimas de violência; pertencentes a comunidades tradicionais (quilombola, indígena, cigana, agricultoras). Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: mulheresmil.ourobranco@ifmg.edu.br.

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa nacional voltada à qualificação profissional de mulheres, promovendo inclusão social, combate à desigualdade de gênero, ampliação da escolaridade e acesso ao mundo do trabalho. A proposta é promover a qualificação profissional, a autonomia financeira e a inclusão social, priorizando mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.