Notícias
IFMG realiza IV Semana da Consciência Negra
De 21 de novembro a 12 de dezembro, o IFMG Campus Ouro Branco realizará a Semana da Consciência Negra que tem como tema: "Uma homenagem do Cesuras Blog Literário a Carolina Maria de Jesus".
O evento é aberto ao público e gratuito. A vasta programação inclui palestras, workshops, oficinas, mesas redonda, atividades culturais e outras atividades que serão realizadas no Campus Ouro Branco e em espaços da comunidade.
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) é considerada uma das mais importante escritoras negras da literatura brasileira. Ficou famosa por seu primeiro livro "Quarto de Despejo: Diário de uma favelada", publicado em 1960, em que aborda a pobreza e as mazelas da vida na periferia. A obra trata da história de vida de uma mulher negra e favelada no Brasil do século XX, uma história repleta de luta e sofrimento.
Confira a programação e inscreva-se!
De acordo com a comissão organizadora do evento, "este é um espaço único e privilegiado para que possamos trazer o tema das relações étnico raciais para espaços formais e informais de educação, contribuindo para a promoção de uma educação antirracista". Os organizadores ressaltam que, desde 2003, a Lei nº 10.639 trata da obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no Ensino Básico, "contudo é preciso ampliar os espaços de discussão e reflexão sobre temas relacionados às relações étnico-raciais, racismo estrutural e as consequências do preconceito racial no Brasil".
Semana Integrada da Consciência Negra no IFMG
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma importante data para a resistência e valorização da cultura negra no Brasil, e, em comemoração a essa data, o IFMG promove, anualmente, a Semana Integrada da Consciência Negra. Este ano, em sua quarta edição, o encontro tem como tema “Territórios, Saberes, Ancestralidade e Tecnologias Sociais: experiências negras na e da Educação”. A programação acontece em vários campi e inclui atividades diversificadas que buscam valorizar a identidade, a cultura e a história afro-brasileira, contribuindo com a luta contra a desigualdade e a discriminação e com a promoção de uma educação antirracista.