Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Ouro Branco apoia chegada da Rede Inclusiva na cidade
conteúdo

Notícias

IFMG Ouro Branco apoia chegada da Rede Inclusiva na cidade

Campus sediou reunião de apresentação do projeto da Organização Social Rede Cidadã à comunidade
publicado: 28/05/2018 10h24, última modificação: 28/05/2018 11h09

ação social                       rede cidadã

Na terça-feira, 22/05, o IFMG Ouro Branco cedeu espaço para a apresentação da Rede Inclusiva - projeto da Organização Social Rede Cidadã que capacita, insere e acompanha pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. O programa de aprendizagem profissional para pessoas com deficiência foi criado há 4 anos e acaba de chegar a Ouro Branco, apresentado à comunidade por suas representantes locais Lorena Rodrigues de Souza - coordenadora dos territórios de Ouro Branco, Congonhas e Jeceaba -, Priscila Lisboa Fraga – advogada e educadora social - e Wandelza Valim, líder de equipe.

Além da trajetória e a gama de projetos sociais da Rede Cidadã, fundada em 2002 em Belo Horizonte e presente em Ouro Branco desde 2014 - foram detalhadas as ações específicas da Rede Inclusiva e anunciada a parceria que marca a estreia do programa na região, firmada com a Gerdau, que irá possibilitar a capacitação profissional de 20 pessoas com deficiência, em formato remunerado. “A Rede Inclusiva visa desenvolver nessas pessoas habilidades profissionais e ampliar suas relações interpessoais”, enfatiza a coordenadora Lorena Souza.

A dinâmica da Rede Inclusiva é a seguinte: as empresas parceiras disponibilizam um quantitativo de vagas e a oportunidade é divulgada pela Rede Cidadã, que efetua o cadastramento de todos os interessados com idade mínima de 14 anos e sem idade limite, e promove um curso preparatório para o processo seletivo - etapa de responsabilidade da empresa, que irá selecionar o número de candidatos correspondente às vagas ofertadas. Os selecionados passam a atuar na empresa na condição de Aprendiz - com bolsa e auxílio transporte à cargo da contratante - por um período de 16 meses (1 ano e 4 meses), havendo a possibilidade de efetivação durante ou após esse período. Um banco de candidatos é montado e administrado pela Rede Cidadã, que faz os encaminhamentos a cada nova vaga e acompanha de perto e integralmente a formação.

De acordo com a líder de equipe Wandelza Valim, a Rede Inclusiva já capacitou centenas de PCDs em parceria com empresas de diversos segmentos; e mais de 50% dos beneficiados estão formalmente inseridos no mercado de trabalho. “O projeto se apoia na convicção de que as pessoas com deficiência podem e devem participar cada vez mais do mundo do trabalho. Acolhemos os PCDs em nossos cursos de formação e ajudamos as empresas a utilizarem de forma eficiente todo o potencial desse público. Trata-se de uma relação onde todos ganham”, destaca. 

Saiba mais sobre a Rede Cidadã e a Rede Inclusiva em http://www.redecidada.org.br e obtenha mais informações sobre o programa em Ouro Branco e região pelo telefone 31 982897886 (Lorena Souza).