Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG adotará o CADÚNICO como ferramenta de comprovação de renda em 2024
conteúdo

Notícias

IFMG adotará o CADÚNICO como ferramenta de comprovação de renda em 2024

O CADÚNICO permite que famílias de baixa renda tenham acesso a benefícios sociais. Ferramenta será utilizada como comprovante de renda nos editais da Assistência Estudantil do IFMG.
publicado: 10/12/2023 06h32, última modificação: 11/12/2023 13h57

A partir de 2024, o IFMG vai adotar o CADÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) como ferramenta para comprovação de renda nos editais socioeconômicos da Assistência Estudantil. O CADÚNICO é um instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda, além de ser porta de entrada para diversos programas sociais, tais como: o Bolsa Família, o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Como o CADÚNICO irá funcionar no âmbito do IFMG? 

Se você tem o CADÚNICO ou já está inserido no CADÚNICO da sua família, basta anexar a Folha Resumo do cadastro na plataforma da Assistência Estudantil (clique aqui). Já o comprovante de inscrição no CADÚNICO pode ser emitido pelos sites do Ministério da Cidadania (clique aqui) e do DataPrev (clique aqui). 

Porém, caso você ou sua família ainda não esteja cadastrada no CADÚNICO, basta comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar o cadastro. É importante que essa atualização cadastral seja realizada com antecedência, pois o Número de Inscrição Social (NIS) leva um tempo para ser gerado. Lembrando que a atualização do cadastro deve ter sido feita no máximo 2 anos antes da publicação do edital que você quer se inscrever. E, em caso de dúvidas, procure o setor de Assistência Estudantil da sua unidade.  

Clique aqui e saiba mais sobre o CADÚNICO

Para saber mais, sobre essa mudança, assista o vídeo::

 

Clique aqui para consultar o Número de Inscrição Social (NIS)