Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipes do IFMG se classificam no concurso "TechGirls"

Equipes do IFMG se classificam no concurso "TechGirls"

Equipes de estudantes do Campus Ouro Branco foram classificadas na competição que reuniu estudantes de vários países para desenvolver ou um aplicativo de celular ou um projeto utilizando inteligência artificial para resolver problemas em suas comunidades.
publicado: 05/07/2024 14h27, última modificação: 08/07/2024 16h21

Com um aplicativo que ensina educação financeira e outro, voltado para a saúde da mulher, duas equipes do IFMG Campus Ouro Branco avançaram para a segunda etapa do concurso TechGirls, que está em sua 16ª edição. Também participaram da competição equipes dos campi Formiga e Ribeirão das Neves.

Para a próxima etapa, foram classificadas as duas equipes do Campus Ouro Branco. “CodeChicas”, composta pelas estudantes Emily Azevedo, Ludmyla Santos, Ana Paiva, Flávia Carazza e Yara Maciel, que desenvolveu o CashWise, aplicativo de educação financeira, e a “Lovelacy Ladies”, composta pelas estudantes Beatriz Paiva e Beatriz Silva Andrade, Clara Ribeiro, Isadora Leal, Maria Clara Rabelo, responsável pelo aplicativo Chicas voltado para a saúde da mulher.

A competição, criada pela organização norte-americana Technovation, em parceria com o Instituto Paramitas, desafia meninas, entre 8 e 18 anos, de vários países, a criar, desenvolver e lançar ou um aplicativo de celular ou um projeto utilizando inteligência artificial,  que resolva problemas em suas comunidades. “É uma excelente oportunidade para despertar nas estudantes o interesse pela inovação, tecnologia e o empreendedorismo como meios para contribuir e gerar soluções para problemas sociais”, conta o professor Cleiton Duarte,  um dos mentores das equipes.

Para a professora Suelem Mapa, que desenvolve projetos de empoderamento feminino para atuação na área de tecnologia, iniciativas como esta permitem que as alunas desenvolvam habilidades técnicas e um espírito empreendedor. "Além disso, possibilita o treinamento de habilidades de comunicação, liderança e colaboração, soft skills altamente demandadas pelo mercado de trabalho atualmente, inspirando futuras líderes", defende.

O anúncio da classificação ocorreu em maio, no Campus da Universidade Federal de Viçosa, em Florestal. Além dos mentores, as equipes do IFMG também foram acompanhadas por uma equipe da Coordenadoria de Cultura, Esporte e Lazer do IFMG. Os trabalhos selecionados passarão por nova avaliação e, no mês de julho, serão conhecidas as 15 equipes finalistas, que vão disputar a final da competição na Califórnia (EUA), em outubro. Em 2023, mais de 7.000 meninas de 81 países desenvolveram cerca de dois mil aplicativos para resolver problemas em suas comunidades.