Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conscientização embasa eleições estudantis do IFMG Ouro Branco

Conscientização embasa eleições estudantis do IFMG Ouro Branco

publicado: 10/04/2018 22h12, última modificação: 11/04/2018 08h20

Eleger representantes de turma pode ser o início da formação da consciência política, capacitando e mobilizando jovens - futuros eleitores do Estado - para o exercício livre e responsável do direito de votar e ser votado. Por isso, para eleger líderes e suplentes das nove turmas de cursos integrados, esse ano o IFMG Ouro Branco colocou em prática o projeto Representatividade e Protagonismo Juvenil, assinado pela pedagoga do campus, Meirelaine Gasparoni, com o objetivo de despertar a compreensão do conceito de representatividade estudantil, buscando formas de ampliar a coparticipação no cotidiano escolar.

O projeto abrange os meses de fevereiro a abril e o start do processo eleitoral foi a sensibilização das turmas, com abordagem realizada sala por sala pela pedagoga. Nesta etapa inicial foram tratados temas como o papel de representantes e vices, suas características e as atribuições dos cargos. “Elegendo interlocutores é possível adquirir noções de cidadania, participação política e controle social, desenvolver pensamento crítico, além de entender o papel do cidadão e aprender a atuar de forma organizada”, reiterou Meirelaine durante a conscientização.

Na fase de levantamento de candidatos puderam se candidatar todos aqueles que, após uma autocrítica, identificaram em si perfil para defender as ideias do coletivo; ser o elo entre o grupo e a instituição; e assumir o compromisso de buscar o consenso. Um prazo foi estabelecido antes da votação para que os eleitores avaliassem a postura dos colegas candidatos e, dessa forma, fizessem a melhor escolha. As eleições ocorreram na sequência através de voto com cédulas de papel depositadas em urnas; e a apuração elegeu dois discentes em cada turma, sendo o mais votado o representante e, o segundo colocado, o vice.

A capacitação dos eleitos, etapa de conclusão do projeto, irá acontecer nos próximos dias por meio de oficinas que contemplarão técnicas de organização; atribuições e fluxos da rotina escolar; bem-estar individual versus coletivo; representação nos Colegiados de Curso; regulamento disciplinar; e outros temas que contribuem para a responsabilidade nas representações.

representantes