Notícias
Campus Ouro Branco promove capacitação sobre Sistema Eletrônico de Informações a equipes gestoras
A digitalização dos trâmites de envio de documentos é uma realidade do IFMG há quase dois anos, regulamentada pela Portaria nº 1151, de 27 de setembro de 2017. Essa informatização dos processos é feita através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), cedida gratuitamente para instituições públicas, de modo a permitir a concentração da gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos em um mesmo ambiente virtual.
Para capacitar os servidores a atuarem com o conjunto de módulos e funcionalidades do sistema - contribuindo com a eficiência administrativa proposta pelo Processo Eletrônico Nacional (PEN) -, o IFMG Ouro Branco promoveu um curso direcionado às suas equipes gestoras, formadas por coordenadores de áreas, cursos e responsáveis por setores.
Ministrado pela Gestão de Pessoas do Campus o curso Básico e Introdutório de SEI ocorreu durante os meses de abril e maio, dividido em módulos semanais montados de acordo com as principais demandas – levantadas a partir de sondagem. O treinamento foi promovido em um dos laboratórios de Informática da instituição, permitindo aos participantes o manuseio do Sistema e a consequente contextualização das instruções transmitidas. Após a conclusão, docentes e técnicos administrativos que atuam na coordenação/representação de áreas, cursos e setores saíram com a missão de reproduzir os conhecimentos aos seus pares.
Através da iniciativa, o Campus Ouro Branco almejou colaborar diretamente com o estabelecimento da infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, favorecendo a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.