Campus Ouro Branco oferta prática de capoeira por meio de Projeto de Extensão
A partir de junho o IFMG Campus Ouro Branco irá ofertar práticas de capoeira gratuitas à comunidade. Com início agendado para 05/06, o projeto “Capoeira Angola no Campus” - coordenado pelo professor Carlos Eduardo de Souza, em parceria com o professor Daniel Matos - é uma ação extensionista que visa disseminar a modalidade e valorizar a cultura popular brasileira. São 25 (vinte e cinco) vagas destinadas a pessoas com idade mínima de 6 anos, que devem se inscrever através de formulário eletrônico, até 31/05. A seleção será feita por ordem de registro e os encontros serão semanais, sempre às quartas-feiras, de 18h às 19h30, na Unidade 1.
A Capoeira Angola é uma manifestação afro-brasileira, que se apresenta como instrumento de resgate histórico, contribuindo para o fortalecimento identitário. Através de especificidades como canto, musicalização, corporeidade, ritualidade e ludicidade, a prática proporciona interação social, desenvolvimento de potencialidades e o empoderamento da população local.
As práticas ofertadas no Projeto “Capoeira Angola no Campus” serão compostas por treinos, construção de instrumentos musicais, debates sobre a cultura afro-brasileira e o papel da Capoeira Angola na sociedade, divulgação das atividades na região, integração das propostas com ações das demais localidades e projetos desenvolvidos pelo Grupo Iúna de Capoeira Angola, além da promoção de eventos semestrais abertos à comunidade com participação do Mestre Primo (fundador do Grupo Iúna) e convidados.
Clique aqui para se inscrever.