Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora de universidade estadunidense aborda estudos sobre deficiência na literatura em palestra no IFMG campus Congonhas

publicado: 23/07/2024 10h21, última modificação: 23/07/2024 10h21

Na última quarta-feira, 17 de julho, a professora Jeanne Dubino, da Appalachian State University, nos Estados Unidos, apresentou uma palestra para os estudantes dos semestres finais do curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Congonhas.

Com o tema “‘We Were Told of Disabilities’: Disability Studies and Literature” (“‘Nos falaram de deficiências’: estudos sobre deficiência e literatura”), a palestra trouxe uma perspectiva inovadora sobre a intersecção entre estudos de deficiência e literatura.

Ministrada em inglês, com material de apoio traduzido, a palestra ofereceu aos estudantes uma oportunidade única de se engajar com pesquisas acadêmicas internacionais. Além disso, proporcionou uma prática valiosa da língua inglesa em um contexto acadêmico real.

A professora Maria Rita Drumond Viana, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), auxiliou na tradução das perguntas, permitindo a participação de alunos com diferentes níveis de proficiência no idioma.

Os estudantes elogiaram a acessibilidade e a relevância do tema abordado. Em conversas posteriores com os organizadores, expressaram empolgação pela oportunidade e destacaram como a palestra os incentivou a refletir sobre os conceitos de normalidade, representatividade e humanidade através da literatura.

registrado em: