Campus Congonhas
A educação profissional como responsabilidade do Estado, no Brasil, teve início no governo de Nilo Peçanha, em 1909, com as escolas de artes e ofícios, precursoras das escolas técnicas federais, que se transformaram nos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET’s) e, hoje integram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). Nesta primeira fase, as escolas de artes e ofícios formavam operários e contra-mestres através de um ensino eminentemente prático e fundado em conteúdos técnicos elementares, com a finalidade de formar uma mão-de-obra pouco qualificada, mas apta a exercer trabalhos manuais e mecânicos em diversas áreas da economia.
Posteriormente, em pleno Estado Novo, a constituição de 1937 abre caminho para a criação dos Liceus Industriais, que incorporariam cursos de variados níveis de formação profissional.
Em 1942, ainda no governo Vargas, o Decreto Lei 4.073 amplia a oferta de formação técnico-profissional no Brasil, para atender às demandas da incipiente industrialização do país, ocorrida a partir dos anos 30. Os Liceus passam então a se chamar Escolas Técnicas Industriais e os cursos agregam ao ensino técnico um considerável nível de formação científica e propedêutica.
Em 1944 é instalada oficialmente a Escola Técnica Federal de Ouro Preto, com o curso técnico de metalurgia, anexa à Escola de Minas, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, onde funcionou até 1964. Em 1959 a ETFOP é elevada à condição de Autarquia Federal, com autonomia didática, financeira e administrativa.
Em 1964, a ETFOP é transferida para as instalações do 10 Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, que havia sido desativado e situava-se nas encostas do morro do cruzeiro, em Ouro Preto. Isso fez com que a escola ganhasse uma identidade própria e novos horizontes de desenvolvimento. Finalmente, a ETFOP torna-se Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto, CEFET Ouro Preto, em 2002, tornando-se apta a oferecer cursos superiores de tecnologia.
Em 2006 é fundada a primeira Unidade de Ensino Descentralizada – UNED – em Congonhas, ampliando a área de influência da escola, bem como o número de discentes e de cursos oferecidos. Essa unidade iniciou suas atividades em uma escola municipal e, a partir de 2007, funciona em prédio próprio.
Portaria: Autorização de Funcionamento da UNED.
No final do ano de 2008, o presidente da república promulgou a Lei 11.892 que dá origem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Nesse novo modelo, enquadra o CEFET em um novo patamar do ensino profissional e amplia ainda mais a área de influência da Escola e suas responsabilidades institucionais, com a possibilidade da oferta de novos cursos, incluindo licenciaturas e engenharias, bem como cursos de mestrado e doutorado.
O IFMG Campus Congonhas oferece os seguintes cursos:
Nível Técnico Integrado:
Edificações
Mecânica
Mineração
Nível Técnico Concomitante:
Edificações
Mineração
Nível Técnico Subsequente:
Edificações
Mecânica
Mineração
Nível Superior:
Licenciatura em Física
Licenciatura em Letras
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Nível Pós-Graduação:
Gestão de Projeto e Operações