A Ouvidoria é o canal de comunicação democrático entre o público e o IFMG. Por meio dela é possível obter informações, encaminhar reclamações, propor soluções, tecer elogios, fazes denúncias e ainda dar ideias para melhorar qualquer serviço que o IFMG esteja prestando. Alunos, servidores e comunidade externa podem utilizar a Ouvidoria do IFMG por meio da plataforma Fala.BR.
O Ouvidor torna-se o porta-voz das manifestações recebidas por meio do canal oficial (plataforma Fala.BR). Ele é o responsável por analisar, tratar e responder às demandas dos usuários. Também é garantida a proteção do manifestante com o anonimato ou pedido de restrição de identidade. O prazo para resposta é de até 30 dias prorrogáveis pelo mesmo período.
Tipos de Manifestações
Conheça cada tipo de manifestação que podem ser enviados pela Ouvidoria:
- Denúncias: comunicação de ato ilícito ou irregularidade praticada pela Instituição ou Servidor que venha ferir a ética ou a legislação;
- Elogios: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre um serviço recebido ou relativo a pessoas que participaram do atendimento;
- Reclamações: demonstração de insatisfação/queixa com um serviço prestado ou conduta de um servidor;
- Solicitações: pedido para adoção de providências por parte do órgão público;
- Sugestões: apresentação de ideias ou proposta de melhoria de políticas ou de serviço prestado;
- Simplifique: ideias para desburocratizar o serviço público
O IFMG quer continuar ouvindo você! Participe e contribua na melhoria contínua dos serviços oferecidos pela instituição.
Tanto o ANONIMATO quanto o SIGILO de identidade são garantidos pelos ouvidores. Ao optar pelo anonimato, o manifestante não obterá número de protocolo da manifestação, o que impede o acompanhamento do andamento da manifestação. Já o manifestante que optar pela IDENTIFICAÇÃO terá sua identidade preservada. Ao entrar em contato com a Ouvidoria forneça a maior quantidade de detalhes para que a apuração dos fatos seja completa.