Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de Esclarecimento dos Professores de Educação Física do IFMG Campus Betim
conteúdo

Notícias

Nota de Esclarecimento dos Professores de Educação Física do IFMG Campus Betim

publicado: 03/10/2025 09h59, última modificação: 03/10/2025 09h59

Em atenção à nota publicada pelo Grêmio Estudantil do IFMG Campus Betim, sobre a insatisfação dos alunos com a política de esportes do campus, gostaríamos de expressar o nosso posicionamento, reafirmar o nosso compromisso com a formação integral dos estudantes e salientar que sempre estivemos abertos, disponíveis e transparentes nos recorrentes diálogos com o Grêmio a fim de construir propostas que atendam aos interesses da comunidade escolar e que sejam coerentes com os pressupostos teóricos que orientam o ensino, a pesquisa e a extensão das práticas pedagógicas que estão sob a responsabilidade do corpo docente de Educação Física.

Recebemos a nota com respeito e supomos que o motivo da insatisfação de uma parte dos estudantes é a ausência da modalidade futsal na inscrição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) e nos Jogos Interclasses 2025. Nesse sentido, consideramos pertinente explicar os motivos dessas ausências e justificar os critérios utilizados na escolha das modalidades.

Nosso campus não tem recursos humanos e infraestrutura suficientes para o treinamento de várias modalidades esportivas. O corpo docente de Educação Física é composto por dois professores de cargo efetivo e, recentemente, uma professora visitante, para atender a demanda de ensino de mais de 500 estudantes, que cursam três disciplinas diferentes distribuídos em 18 turmas, num único laboratório onde acontecem as aulas práticas - o ginásio. Esse espaço também é utilizado por dois projetos de extensão do Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG (PIEL), os projetos “Se Joga!” e “Vem Comigo!” (edital 482/2025). É importante destacar que a partir do ano de 2018 foi implementado no IFMG o PIEL, programa o qual abrange todos os campi. Vale reforçar que a lógica que permeia grande parte das ações do PIEL se ampara no direito à participação, não necessariamente no predomínio de estudantes mais habilidosos(as), o que, certamente, prioriza os(as) mais aptos e exclui os(as) menos habilidosos(as).
Além das 36 aulas e dos dois projetos de extensão, o corpo docente de Educação Física também se dedica ao JEB, ao Encontro Esportivo do IFMG e aos Jogos Interclasses do campus Betim. O JEB destina-se à seleção de estudantes mais habilidosos(as) para participação em competições esportivas municipais. O Encontro Esportivo do IFMG se constitui em um evento de grande visibilidade em nossa instituição, o qual se pauta pelo princípio do esporte escolar, diferente do praticado na lógica do JEB. Os Jogos Interclasses constituem um evento esportivo em nosso Campus desde o ano de 2017, sendo planejado e organizado também pelo coletivo de docentes da Educação Física. A partir de 2019, os jogos passaram a integrar o plano de ensino da disciplina Educação Física C, com a co-participação dos(as) estudantes em diferentes comissões, em função do respectivo conteúdo - esportes coletivos - fazer parte dessa disciplina. Essa participação se efetiva como um dos instrumentos de avaliação da etapa, cujas diretrizes são pautadas no plano de ensino e considera: a autonomia didático-pedagógica para a escolha de metodologias e estratégias de ensino; a seleção de recursos e conteúdos (dentro dos parâmetros legais e curriculares, como a BNCC); o estímulo ao debate crítico em sala de aula; proposição de leituras, atividades e reflexões que ajudem na formação integral dos estudantes; conhecimento e vivência de diferentes práticas esportivas coletivas nas aulas de educação física no Ensino Médio, Técnico e Tecnológico; conhecimento e reflexão crítica sobre as dimensões do esporte na perspectiva do alto rendimento e do lazer e a construção de um evento esportivo no IFMG Campus Betim a partir da transformação dos sentidos e significados estruturantes do esporte institucionalizado. Cabe ressaltar que o corpo docente de Educação Física não organizou os jogos nos anos de 2022 e 2023, em função do complexo contexto pós pandemia de COVID-19.

As condições de trabalho descritas acima, nos impelem a realizar um rodízio de modalidades para a participação nos JEB e realização dos Jogos Interclasses, visto que não temos tempos e espaços suficientes para treinamento, nem para realização de jogos de todas as modalidades. Nos JEB 2025 houve um sorteio em reunião, com a presença do Grêmio e da Direção Geral, para a definição das duas modalidades coletivas - basquetebol masculino e voleibol feminino - e um acordo para a inscrição das modalidades individuais - xadrez e tênis de mesa. Em 2024 houve participação das equipes de futsal masculino e feminino, dentre outras modalidades, e em 2026 o futsal estará novamente presente no sorteio. Para os interclasses houve uma consulta aos estudantes para a escolha de três modalidades coletivas, por meio de um formulário eletrônico. Em 2024 os/as estudantes escolheram futsal masculino, futsal feminino e voleibol misto. De acordo com o critério do rodízio, essas modalidades ficaram de fora do formulário de 2025, que resultou na escolha das seguintes modalidades: basquetebol masculino, voleibol feminino e queimada misto.

Amparados na BNCC, nos Projetos Pedagógicos de Curso do campus Betim, no PIEL e nos pressupostos teóricos da Educação Física escolar, defendemos a diversidade de saberes da cultura corporal de movimento, que inclui as diferentes práticas corporais (danças; esportes; ginásticas; jogos, brinquedos e brincadeiras; lutas; práticas corporais de aventura, e conhecimentos sobre o corpo), assim como a inclusão de todos e todas estudantes, independente do gênero, do nível de habilidade física ou tipos de corpos.

Sempre estivemos abertos ao diálogo com o grêmio, entidade legítima de representação dos(as) estudantes, contudo, nem sempre foi possível atender a todas as reivindicações, pois algumas delas colidem com os princípios que orientam nossa prática pedagógica. Nos esforçamos para manter no Campus Betim o ambiente democrático, o diálogo com todos os segmentos da comunidade escolar e o direito à educação pública de excelência.

Agradecemos a manifestação e reforçamos nosso compromisso com a escuta ativa, o respeito mútuo e a busca constante por melhorias.

Docentes de Educação Física do IFMG Campus Betim