Notícias
Livro aborda envelhecimento na pandemia na perspectiva de mulheres
O volume 2 do livro "(Im)permanências: História Oral, Mulheres e Envelhecimento na Pandemia", a ser lançado no dia 03/12/2021, pela Editora Letra e Voz, conta com um capítulo escrito pela professora Paula Elise Ferreira Soares - em colaboração com Carolina Dellamore - e outro capítulo do professor Lucas Carvalho S. A. Pereira.
O livro, dividido em 2 volumes, reúne entrevistas realizadas com 40 mulheres de trajetórias políticas, sociais e profissionais plurais, versando sobre seus processos de envelhecimento no período pandêmico. A obra é fruto de parceria entre Fiocruz Minas, Labhoi-Uff, Rede Covid Humanidades e o projeto Gênero e Covid, resultando em um trabalho coletivo de construção de um acervo de história oral com testemunhos sobre o nosso tempo.
Paula Soares e Carolina Dellamore entrevistaram a professora Magda Neves, militante e intelectual, professora aposentada do departamento de Ciência Política da UFMG. A entrevista aborda os tempos sombrios em duas dimensões, durante a ditadura militar brasileira e durante a pandemia.
Já Lucas Pereira entrevistou a policial civil aposentada, do Espírito Santo, integrante e uma das coordenadoras do Movimento Policiais Antifascismo, Maria Vasconcelos. A entrevista aborda suas experiências de militância política como policial civil e de envelhecimento, além das mudanças cotidianas causadas pela pandemia de Covid-19.
O lançamento ocorrerá no dia 03 de dezembro às 14h30 no Link do Zoom: https://us06web.zoom.us/j/7902191870
O professor Lucas e a professora Paula, juntamente com a professora Martha Rebelatto, compõem o Grupo de Pesquisa de História Oral e Mundos do Trabalho do IFMG-Campus Betim.