Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes vivenciam as artes no CCBB

Estudantes vivenciam as artes no CCBB

publicado: 14/10/2024 12h45, última modificação: 14/10/2024 12h46

No dia 23 de setembro, 40 estudantes do IFMG campus Betim participaram de uma enriquecedora noite cultural no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Belo Horizonte. Acompanhados pelas professoras Martha Ribeiro e Isabela Campos, e pelo professor Tiago Cruvinel, as alunas e os alunos assistiram ao impactante espetáculo Vienen por Mí e também tiveram a oportunidade de visitar a exposição Arte Subdesenvolvida, que aborda a produção artística brasileira em diálogo com a ideia de subdesenvolvimento.

Uma hora antes da apresentação teatral, os estudantes exploraram a exposição Arte Subdesenvolvida, que propõe uma reflexão sobre a produção artística no Brasil entre meados da década de 1930 e o início de 1980. A mostra analisa como o subdesenvolvimento foi simultaneamente uma condição para aqueles que viviam no país e algo a ser superado por meio de suas contradições. Curada por Moacir dos Anjos, a exposição reúne mais de 20 artistas e incorpora manifestações em diversas áreas, como literatura, cinema, teatro e educação, retratando a pluralidade da arte brasileira.

Após essa experiência imersiva na exposição, os estudantes assistiram ao espetáculo Vienen por Mí, uma obra da dramaturga chilena Claudia Rodriguez, com direção de Janaina Leite. A peça, protagonizada por Fábia Mirassos, traz uma profunda e delicada abordagem da vivência travesti, utilizando uma combinação de poesia, performance e stand-up. Com uma encenação simples e minimalista, o espetáculo instiga reflexões sobre a violência e exclusão social enfrentadas por travestis, desafiando preconceitos e oferecendo uma perspectiva mais humanizada sobre suas histórias e realidades.

Para o estudante de Técnico em Automação, Davi Kennedy, a experiência foi inesquecível:

"O tecnicismo não há de ofuscar o brilhantismo da vida cotidiana, tampouco dos vieses artísticos em que pode se performar. A visita constituiu-se como uma imensurável ocasião para a promoção da arte e do lazer. A começar pela exposição ‘Arte Subdesenvolvida’, muito aprendi sobre os movimentos de artistas e trabalhadores da cultura no Brasil. O espetáculo ‘Vienen por Mí’, com sua crítica, ironia e a crua verdade, me fez refletir sobre o meu papel no mundo. A arte é política, assim como a promoção de visitas culturais como essa é uma ação política."

Renato Junio, estudante do curso Técnico em Química, por sua vez, destacou o impacto da peça:

“Vienen por Mí” é uma peça espetacular e extremamente necessária. A atuação de Fábia Mirassos é comovente e aborda temas urgentes como transfobia e misoginia. A peça humaniza a existência trans, expondo relatos que despertam empatia e nos fazem questionar o papel que pessoas cis podem desempenhar na desconstrução de estigmas."

A noite foi uma experiência cultural rica, proporcionando aos estudantes não apenas um contato direto com a arte, mas também momentos de reflexão sobre temas essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva.