Notícias
Docente de Língua Espanhola apresenta trabalho em evento nacional
Ocorreu, entre os dias 20 e 23 de agosto, na Universidade Federal de Sergipe, a décima edição do Congresso Brasileiro de Hispanistas. O evento reúne, a cada dois anos, pesquisadores e educadores das áreas de Língua Espanhola, Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica e é organizado pela Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).
Associada à ABH, a professora de Língua Espanhola do campus Betim, Isabel Reis, participou do evento que, para a área de espanhol, é o maior do país. Segundo a docente, “momentos de reflexão e trocas de experiências como este são sempre bem-vindos, especialmente agora, que está em voga a discussão sobre a reforma do ensino médio e suas consequências para o ensino regular”. A professora comentou ainda que “não só o que se refere ao espanhol está em jogo nesta proposta de reformulação do ensino médio, mas sim toda uma estrutura escolar anteriormente pensada e discutida e que agora está prestes a sucumbir”. Durante assembleia que reuniu os membros da ABH, uma carta assinada pelos pesquisadores que lutam pelo hispanismo no Brasil foi lida como forma de protesto relativo à imposição desta medida (a carta, em sua íntegra, pode ser lida aqui).
No referido evento, a professora apresentou o trabalho intitulado “O lugar da língua Espanhola no Instituto Federal de Minas Gerais: uma análise discursiva crítica”, em que a posição da disciplina língua estrangeira moderna espanhol, no âmbito do IFMG, é analisada sob o viés da Análise de Discurso Crítica. Na mesma oportunidade, houve o relançamento do livro “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas”, no qual a docente possui um capítulo de sua autoria.