Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo publicado aborda análise comparativa entre métodos de otimização estrutural

publicado: 01/08/2024 11h40, última modificação: 01/08/2024 11h40

Você já parou para pensar como são construídas pontes, viadutos e túneis? Esses grandes projetos dependem de estudos profundos, utilizando métodos de análise de confiabilidade para que essas estruturas sejam construídas com máxima eficiência em termos de material, custo e critérios de segurança.

Recentemente os professores Hélio Simonetti, da área de matemática estatística, e Márcio Maciel, da área de Mecânica, publicaram artigo que trata dessa temática. O estudou apresentou uma análise comparativa entre a Otimização Estrutural Evolucionária Bidirecional (BESO) e a Suavização-ESO (SESO), considerando simultaneamente a Otimização Topológica Baseada em Confiabilidade (RBTO) e o peso próprio da estrutura, no contexto de problemas de elasticidade tridimensional. Devido ao papel significativo das incertezas na obtenção de projetos estruturais mais realistas, são considerados como variáveis aleatórias, com distribuição de probabilidade normal, os parâmetros de geometria, fração volumétrica, módulo de elasticidade, conformidade e carregamento. Através do Método de Confiabilidade de Primeira Ordem (FORM), a probabilidade de falha é calculada com base no índice de confiabilidade.

O trabalho "BESO and SESO: Comparative Analysis of Spatial Structures Considering Self-Weight and Structural Reliability" foi publicado na revista internacional Applied Sciences, e contou também com a parceria dos professores Valério Almeida (USP) e Francisco Assis (UFOP) e do estudante de doutorado Sina Zhian Azar, da Universidade de Tabriz (Irã).

Acesse o artigo completo aqui.