Você está aqui: Página Inicial > Notícias > [RESULTADO] Seleção para bolsista - Projeto de Pesquisa: “Perspectivas iniciais acerca dos processos de internacionalização do IFMG”

INFORMAÇÕES GERAIS

A presente chamada tem por finalidade a seleção de 01 BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA MODALIDADE AT-NS para atuar no projeto de extensão “Perspectivas iniciais acerca dos processos de internacionalização do IFMG”, vinculado ao Edital 035/2024, do IFMG Campus Santa Luzia.

O projeto tem como objetivo avaliar as perspectivas iniciais da internacionalização do IFMG, investigando o estágio atual das iniciativas implementadas nos anos de 2023 e 2024 nos diversos campi da instituição. Através da análise de respostas obtidas de alunos, docentes, servidores técnico-administrativos e gestores a um questionário online, também busca-se identificar boas práticas e oportunidades de melhoria, com o intuito de propor recomendações que possam aprimorar a estratégia de internacionalização da instituição, garantindo que ela esteja alinhada às demandas globais e às particularidades regionais, contribuindo para o fortalecimento do IFMG no cenário educacional internacional.

DO BOLSISTA

O(a) aluno(a) deverá estar, regularmente, matriculado(a) no ENSINO SUPERIOR, não podendo possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa/extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo. O(a) aluno(a) deve possuir disponibilidade de 20hs semanais para dedicação ao projeto.

Será destinada uma bolsa de Iniciação Científica na modalidade AT-NS no valor mensal de R$ 770,00 (setecentos e setenta reais) durante 09 meses de projeto.

COMPROMISSOS DA BOLSISTA:

• Estar regularmente matriculado a partir do primeiro ano (segundo período/módulo) do ensino superior para as bolsas na modalidade AT-NS/PIBEX;

• Não pode ter previsão de conclusão de curso no período de vigência da bolsa (requisito para concorrer a qualquer modalidade de bolsa);
  • Não exercer nenhum tipo de atividade com vínculo empregatício e dedicar-se às atividades;
  • do projeto, respeitando a carga horária prevista para cada modalidade;
  • Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), apresentando resultados parciais ou finais do trabalho executado no âmbito deste edital;
  • Participar da Semana de Iniciação Científica (SIC), apresentando resultados parciais ou finais obtidos sob a forma de resumo expandido, painel e/ou na forma oral, conforme Portaria nº 700 de 26 de junho de 2020. A apresentação é obrigatória para todos os estudantes bolsistas, mesmo que se desliguem do programa antes do término do projeto. Casos de impedimentos de participação serão avaliados pelo CIEPE;
  • Fazer referência à sua condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsas do IFMG Campus Santa Luzia, nas publicações e trabalhos apresentados.

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

Os interessados devem realizar a inscrição pelo formulário online até o dia 12/10/2024 NESTE LINK.

A 1ª etapa da seleção será composta por análise de currículo/preenchimento de um formulário/prova de seleção. O resultado será divulgado até o dia 16/10/2024, juntamente com a convocação para a 2ª fase, a qual será composta por uma entrevista. Para a segunda fase serão convocados até 3 alunos por projeto de pesquisa. A entrevista será realizada no dia 15/10/2024 e seguirá a lista de horários definidos para cada candidato, conforme divulgação no momento da convocação

Importante: Na classificação final, os candidatos nos primeiros lugares serão aprovados e convocados; os demais classificados poderão ser convocadss caso haja desistência ou abertura de mais vagas.

ETAPAS:

• 1ª etapa classificatória e eliminatória – análise de currículo/preenchimento de um formulário/prova de seleção.

O valor da atividade de seleção é de 100 pts. A nota final do candidato nesta etapa será a média simples das notas atribuídas pelos dois componentes da banca.

• 2ª etapa classificatória e eliminatória – entrevista sobre a disponibilidade do candidato para o trabalho, reunião e atividades da pesquisa

O valor da entrevista é de 100 pts. A nota final do candidato nesta etapa será a média simples das notas atribuídas pelos dois componentes da banca.

Atenção: A nota mínima para aprovação nas etapas eliminatórias (1ª e 2ª) é de 70%.  A nota final do candidato será a média simples das notas obtidas nas 1ª e 2ª etapas.

RESULTADO FINAL 16/10/2024.

registrado em: