Notícias
IFMG lança Programa "Mais Ciência na Escola"
O IFMG deu um importante passo rumo ao fortalecimento da educação científica com o lançamento do programa “Mais Ciência na Escola”, realizado no dia 14 de abril, no Campus Betim. A iniciativa, que prevê a criação de laboratórios maker em 90 escolas públicas mineiras, resulta da articulação entre os três institutos federais mineiros — IFMG, IFSULDEMINAS e IFNMG — e tem como objetivo promover o letramento digital, incentivar a criatividade e ampliar o acesso à educação científica. O programa receberá investimento de R$ 9 milhões, destinado a 31 municípios, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o gerente do departamento regional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Wadson Ribeiro, o reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira, além de representantes do Ministério da Educação (MEC), dos Institutos Federais do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Norte de Minas (IFNMG), parlamentares da região e os Diretores Gerais dos Campi do IFMG.
No evento, o MCTI também anunciou a concessão de 230 bolsas para professores da educação básica e para docentes e estudantes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Minas Gerais. Além disso, a ministra adiantou que, em junho, serão implantados os 90 laboratórios e concedidas 900 bolsas a estudantes da educação básica, com critérios de inclusão que garantem que ao menos 50% das bolsas sejam destinadas a meninas e a pessoas negras — reafirmando o compromisso do ministério com a diversidade na ciência.
A Diretora Geral do IFMG - Campus Sabará, a Professora Sabrina Sá e Sant´Anna dos Santos esteve presente no evento juntamente com o prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo, a secretária de educação de Sabará, Jennifer Vieira. O Programa contemplou seis escolas no município de Sabará e a execução do Programa na cidade ficará sob a coordenação dos professores Carlos Alexandre Silva e Rodrigo Hiroshi Murofushi.
