Notícias
Edital 03/2024 - Processo Seletivo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2024
Estudantes dos cursos técnicos e superiores,
Foi publicado o Edital 03/2024 do Processo Seletivo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2024 - Campus Sabará, com inscrições abertas no período de: 01/04/2024 a 19/04/2024.
Atenção estudantes que já recebiam a Bolsa Permanência pelos Editais 12/2023 e 22/2023: Neste ano, teremos renovação automática da bolsa permanência para alguns perfis de estudantes. Pedimos a todos os veteranos que já recebiam a bolsa em 2023 que aguardem a publicação da lista de pré-selecionados e posteriormente a lista de deferidos. Somente se você não for deferido com a renovação automática, poderá se inscrever no Edital 03/2024.
Podem concorrer ao Auxílio do Programa de Assistência Estudantil do IFMG os estudantes regularmente matriculados e frequentes em pelo menos e (três) disciplinas em 2024 e estudantes que não foram contemplados com a renovação automática dos cursos técnicos ou superiores.
ATENÇÃO AOS PROCEDIMENTOS:
1º Ler atentamente o Edital 03/2024 e atenção especial ao cronograma
2º Realizar cadastro no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE). Acessar o ssae.ifmg.edu.br
3º Anexar no SSAE toda a documentação comprobatória do estudante e de todos os membros do grupo familiar (documentos pessoais do estudante, bens patrimoniais e de renda da família), conforme o Anexo I.
4º A partir deste ano, será aceito como comprovante de renda a Folha de Resumo do CADÚNICO. O cadastro deve ter sido atualizado a partir de 2022. Se você está cadastrado no CADÚNICO, encaminhar a documentação do Anexo I-A. Se você não possui cadastro no CADÚNICO, encaminhar a documentação do Anexo I-B.
5º ATENÇÃO! Após inserir sua documentação e da sua família no sistema SSAE, não se esqueça de se inscrever no Edital 03/2024. Somente após essa ação que você estará devidamente inscrito (em caso de dúvidas, consultar a página 22 do manual de orientações do SSAE).
6º Após realizar sua inscrição no Edital 03/2024, acesse o SSAE diariamente (inclusive nos finais de semana), pois caso seja necessário complementar informações e/ou documentos, esses serão solicitados através de notificação enviada pelo sistema. Fique atento (a) aos prazos previstos no Edital 03/2024;
7º Para colaborar com os esclarecimentos de dúvidas sobre a inscrição e a documentação exigida, leia o Manual de orientação SSAE. Caso tenha dúvidas em como conseguir o CNIS, acesso o Manual para obtenção do CNIS; Caso tenha dúvidas em como conseguir a certidão negativa de veículos, acesse o Manual para obtenção da certidão negativa de veículos; E verifique a galeria de vídeos com tutoriais de inscrição em vídeos tutoriais.
8º Após a divulgação do Resultado Final, os estudantes que tiverem o auxílio DEFERIDO (concedido) deverão encaminhar o termo de compromisso devidamente preenchido e foto da frente do cartão do banco (no nome do próprio estudante) para o e-mail da Assistência Estudantil do campus Sabará em formulário posteriormente divulgado. O prazo para enviar o termo é de 3 dias úteis, contados a partir do dia seguinte útil da divulgação do resultado final.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Assistência Estudantil pelo e-mail: assistenciaestudantil.sabara@ifmg.edu.br ou pelo número (31) 2102-9373 (whatsaap).
EDITAL, ANEXOS, MANUAIS E TERMO DE COMPROMISSO:
Anexo I - Documentação comprobatória para solicitação de auxílios
Anexo II - Declaração de não atividade remunerada
Anexo III - Declaração de rendimentos
Anexo V - Declaração de ajuda financeira de terceiros
Anexo VI - Declaração de pensão alimentícia
Anexo VII - Recurso de revisão da avaliação socioeconômica
Anexo VIII - Declaração de titularidades de contas bancárias
Anexo IX - Declaração do trabalhador rural
Anexo X - Declaração de esclarecimento de propriedade de imóvel
Anexo XI – Declaração de Isenção de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)
Manual Certidão Negativa de propriedade de veículo