Notícias
Docente do IFMG lança dicionário ilustrado bilíngue de Edificações
Termos e conceitos próprios tornam-se rotina aos estudantes de cursos técnicos dos institutos federais brasileiros. E, pensando em transpor uma possível barreira linguística-terminológica, o professor do Campus Sabará, Bruno de Assis Freire de Lima, lançou no início do mês de abril, o "Dicionário Ilustrado Bilíngue de Edificações para o Ensino", publicado pela Editora Pontes, referência em publicações na área de Linguagens.
O material é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Congonhas com o apoio multidisciplinar das áreas de Edificações e Linguagens, consultoria técnica do professor Rodolfo Gonçalves e a participação de estudantes dos cursos de Letras e Edificações, do campus. Além disso, o projeto teve a contribuição de estudantes da graduação e pós-graduação de outras instituições, das áreas de Arquitetura e Engenharia Civil.
O dicionário traz verbetes bilíngues (português e inglês), visando auxiliar não apenas no aprendizado dos termos em língua estrangeira, mas também no desenvolvimento de outras habilidades linguísticas. A capa foi criada pelo ex-estudante do Campus Congonhas, Vítor Freitas Mendes que em parceria com o estudante João Pedro Carneiro, também ilustrou alguns verbetes do dicionário.
Segundo o autor, o dicionário é resultado de pesquisa desenvolvida inicialmente no Campus Congonhas e, posteriormente, finalizado no Campus Sabará, local onde leciona atualmente. “Tenho formação em Linguística, com ênfase em Terminologias e Dicionários Técnicos. E, como o Campus Congonhas oferece o curso de Letras, tive o contexto ideal para a realização desta pesquisa. Além disso, estudantes de Letras e Edificações do IFMG puderam contar com bolsas de pesquisa, concedidas por órgãos de fomento. O projeto concorreu em um edital de pesquisa financiado, que custeou a aquisição de obras relacionadas à temática da pesquisa. Assim, foram adquiridos livros sobre práticas de terminologia, livros teóricos sobre estudos lexicais e terminológicos (dicionários), dicionários especializados, ciências da tradução, entre outros”, ressaltou o autor, Bruno de Assis.
Atualmente, o autor está desenvolvendo um outro projeto de pesquisa que resultará em um dicionário voltado para os estudantes de Administração. “Este trabalho é inspirado na realidade do Campus Sabará, que oferece cursos na área de Gestão e Negócios. Acho importante dizer que são dicionários técnicos, mas que são, principalmente, dicionários pedagógicos. A linguagem de um dicionário assim é pensada no aluno, aquele que está em processo de formação. Isso faz muita diferença na compreensão dos conceitos”, disse ele.
Clique Aqui | Adquira o Dicionário Ilustrado Bilíngue de Edificações para o Ensino