Notícias
Convocação: programa de assistência estudantil
- Lista dos candidatos pré-selecionados
- Retificação do Edital 32/2016 - Publicado em 10/03/2016
- Instrução Normativa 01/2016 do IFMG.
Passo a passo para inscrição no programa de assistência estudantil
1) Preencher o Questionário Socioeconômico eletrônico disponível no site solucoes.ifmg.edu.br/assisext .
2) Após o preenchimento do questionário será realizada a análise dos indicadores sociais e econômicos do contexto familiar dos candidatos.
3) Os candidatos selecionados serão contatados pelo e-mail informado no cadastro. Neste e-mail, constará a indicação da documentação necessária bem como data e local onde os documentos deverão ser entregues.
4) A documentação a ser entregue pelos candidatos pré-selecionados consta nos anexos do Edital 032/2016.
5) Antes da entrega da documentação comprobatória, cabe ao candidato conferir os documentos apresentados, preencher e assinar o check-list (Anexo no edital). Concluída esta etapa, o envelope com os documentos deverá ser lacrado e entregue no campus, no endereço indicado no edital. O check-list deve ser anexado externamente ao envelope.
6) O aluno que teve o pedido de auxílio deferido terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia seguinte da divulgação do Resultado Final, para assinar o Termo de Compromisso e entregá-lo, com as cópias do RG, do CPF e do cartão bancário, ao setor responsável pela Assistência Estudantil do campus. Expirado este prazo, o candidato será considerado desistente.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do telefone (31) 3674-1520 .
O Programa de Assistência Estudantil do IFMG têm por finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Tais ações são respaldadas pelo Decreto 7.234/2010, que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que tem como público prioritário estudantes oriundos da rede pública de educação básica com renda per capta familiar bruta de até 1,5 salários mínimos.
O programa tem como principais objetivos: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior, além de reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. As áreas contempladas pelo programa são: moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
Lembramos que o processo seletivo para concorrer as bolsas se dá em duas etapas: o aluno se cadastra no programa informando seus dados. Feito o cadastro, após esta etapa, é feita uma pré-seleção onde onde candidatos selecionados são convocados a apresentar a documentação comprobatória. Esta documentação e as condições socioeconômicas do estudante é analisada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG (NASIFMG) , que se responsabiliza pela divulgação do resultado final.