Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor recebe direção nacional do Sinasefe no IFMG
conteúdo

Notícias

Reitor recebe direção nacional do Sinasefe no IFMG

Em reunião na Reitoria, representantes da gestão e da entidade sindical debateram a assinatura de acordo para compensação de trabalho e de dias letivos decorrentes de greve.
publicado: 04/05/2022 16h07, última modificação: 12/03/2024 08h29

O reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, e a direção nacional do Sinasefe, juntamente com a diretoria da Seção Sindical IFMG, assinaram, nesta quarta-feira, 4 de maio, uma carta-compromisso para que as partes firmem entre si um “Termo de acordo para compensação de trabalho decorrente de greve”. O documento, cuja minuta foi apresentada pelo sindicato durante reunião realizada pela manhã, na sede da Reitoria, em Belo Horizonte, contém detalhes sobre como se dará o fluxo de reposição das atividades acadêmicas no IFMG, caso haja adesão dos servidores ao movimento paredista, com deflagração prevista para 16 de maio.

Conforme definido no encontro, o reitor se comprometeu a analisar o termo de acordo proposto e dar resposta ao Sinasefe até o dia 13 de maio, observando as questões legais que envolvem o processo. Além disso, Kléber lembrou que a greve é legalmente prevista na Constituição Federal e um direito do trabalhador. Reafirmou o conteúdo do ofício-circular nº 36/2022, divulgado em 2 de maio, de que “manterá sua posição histórica em defesa do direito de greve até o limite do que lhe permite a legislação, mantendo sua diretriz de ‘não corte de ponto’, sempre que houver a possibilidade de reposição”. “Estamos em busca de uma causa que é muito maior que nossas questões internas”, declarou.

A reunião contou com a presença de integrantes da gestão do IFMG e de representantes da direção nacional e local do Sinasefe. Participaram os pró-reitores Carlos Bernardes (Extensão), Olímpia Marta (Gestão de Pessoas), Carlos Bento (Ensino) e Fernando Braga (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação); o diretor de Tecnologia da Informação, Adriano Tonelli; a chefe de Gabinete, Ângela Rangel; o assessor de Gabinete, Thiago Milagres; o diretor-geral do Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade, que representou o Colégio de Dirigentes; o coordenador-geral do Sinasefe Nacional, Carlos David Lobão; os representantes da coordenação nacional Elenira Vilela, Raimundo da Conceição e Weliton Rosário; os coordenadores-gerais da Seção Sindical IFMG, Solange Rodrigues e Pedro Peixe; o coordenador do comando de greve, Daniel Neri; e o assessor jurídico da entidade, Guido de Mattos.

Ao longo do encontro, gestão da Reitoria e coordenação do Sinasefe puderam esclarecer as questões relacionadas ao ofício-circular nº 34/2022, emitido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. A pró-reitora Olímpia Marta, alvo de críticas públicas por parte do sindicato, pôde explicar que o documento foi direcionado aos diretores-gerais de campi e coordenações locais de gestão de pessoas como forma de dar orientações e subsidiar os gestores a respeito do assunto, uma vez que o tema estava pautado para ser discutido em reunião do Colégio de Dirigentes agendada, até então, para o dia 4 de maio, data em que o assunto seria aprofundado e melhor entendido.

Além de propor a assinatura da carta-compromisso junto à gestão do IFMG, o Sinasefe se comprometeu a enviar para o Gabinete da Reitoria um dossiê com toda a documentação contendo os registros sobre o movimento grevista, de forma a subsidiar a assinatura do “Termo de acordo para compensação de trabalho decorrente de greve”.

Leia a ata da reunião

Acesse a carta-compromisso

registrado em: