Notícias
IFMG passa a contar com sistema para registro de atividades docentes
O IFMG agora conta com o módulo Atividade Docente (RJTD) no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública). Isso significa que todo o fluxo da jornada de trabalho docente será elaborado e acompanhado por meio desse sistema.
Pela ferramenta, o docente elaborará o Plano ou Relatório Individual de Trabalho (PIT/RIT), informando suas atividades conforme tabela publicada. Todos os servidores docentes devem elaborar o relatório: efetivos, substitutos, visitantes e ocupantes de cargos de direção. Aqueles que estivem em exercício em unidade diferente de sua lotação, a exemplo de pró-reitores, diretores, entre outros, devem apresentar seu PIT/RIT à unidade de lotação.
O preenchimento do PIT/RIT deve observar as etapas que estão regulamentadas na Resolução 36/2021. Os Planos de Trabalho serão, então, apreciados e finalizados junto com os pares de área e/ou departamento. Caberá ao representante indicado de cada área/curso/departamento fazer a validação do PIT no sistema. "Uma vez que o PIT ou RIT do docente estejam finalizados e validados pelo coordenador, eles ficarão disponíveis para consulta de qualquer membro da comunidade. Essa funcionalidade vai trazer mais transparência sobre as atividades dos docentes", explica o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG, Fernando Braga. Vai ser possível, ainda, que os estudantes façam a consulta dos horários de atendimento dos docentes.
"O procedimento se torna mais simples, pois o preenchimento é intuitivo e são indicadas as informações que devem ser fornecidas em cada item."
Durante o período de testes, alguns docentes da área de Automação do Campus Sabará tiveram oportunidade de utilizar e avaliar o recurso, além de contribuir com sugestões de modificações. Segundo a professora Mariella Quadros, com a nova funcionalidade, o procedimento se torna mais simples, pois o preenchimento é intuitivo e são indicadas as informações que devem ser fornecidas em cada item. "Além disso, o PIT pode ser reaproveitado posteriormente no lançamento da RAD, com aprovação dos responsáveis e divulgação para a comunidade acadêmica em um único sistema, facilitando o registro, gerenciamento e acesso à informação", analisa.
Acesse AQUI o tutorial para elaboração do PIT/RIT.
Legislação
A implantação do módulo Atividade Docente no Suap atende à Portaria 983 do MEC. "Esse trabalho, que envolveu várias discussões com participação da comunidade acadêmica, iniciou-se com as publicações da Resolução e Portaria que dispõem sobre a Regulamentação do Registro da Jornada de Trabalho Docente do IFMG e, em seguida, o desafio foi definir e construir o instrumento onde o PIT do servidor docente fosse elaborado, tornando todo processo digital", conta a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia Marta.
Como não havia, no sistema, uma funcionalidade que atendesse a essa necessidade, a Diretoria de Tecnologia da Informações (DTI) desenvolveu integralmente o módulo, a partir de solicitação da comissão responsável. "O analista responsável, Welber Ribeiro, do Campus Ouro Preto, entregou um sistema muito intuitivo bem adequado às nossas demandas", avalia Fernando. O módulo já está disponível e a elaboração do PIT/RIT passa a ser obrigatória, no sistema, a partir do 2º semestre letivo de 2022.
Para o pró-reitor de Pesquisa, além de possibilitar mais transparência, a produção dos planos de trabalho em um sistema informatizado permitirá a geração de dados fundamentais a tomada de decisão da gestão e a implementação de políticas publicas de valorização da atividade docente. "O desafio foi vencido e, a partir de agora, todo o fluxo da jornada de trabalho docente será elaborado e acompanhado pelo Suap, agradecemos a todos os servidores envolvidos em mais essa conquista", complementa Olímpia.