Notícias
Projeto fotográfico instiga estudantes a lançarem novos olhares sobre o cotidiano
“Que outros jeitos de ver moram em nossos olhos? Quais as possibilidades da fotografia ampliar os sentidos daquilo que vemos e nos acontece?” Essas indagações, do filósofo francês Gilles Deleuze, foram lançadas aos estudantes do 2º ano dos cursos técnicos Integrado do IFMG – Campus Governador Valadares por meio do projeto “Fotografia: Ampliando o olhar”.
O objetivo foi promover a sensibilização do olhar, pensando a fotografia além da simples captação de uma imagem. O ato de fotografar e de observar fotografias é um ótimo modo de compor novas possibilidades de olhar para aquilo que nos é comum. Transformar a imagem em arte”, explica a professora de artes Tayanne Barbosa, idealizadora e coordenadora do projeto.
O trabalho fotográfico desenvolvido pelos alunos foi dividido nos seguintes temas: detalhes do cotidiano, moda, natureza e cores, tudo tem um melhor ângulo e identidade cultural. “A intenção é que cada aluno se deslocasse da ideia da fotografia como um simples ato de captar, para a ideia de criar, como se cada disparo da máquina revelasse o fotógrafo que se esvaísse em disparada, como se através do obturador aberto, ele pudesse se permitir a registrar aquilo que somente ele percebe, ao modo dele, único, sincero e subjetivo”, detalha Tayanne.
O resultado da produção dos alunos foi organizado numa exposição fotográfica composta por 90 registros e que pode ser conferida no hall do prédio de ensino do Campus.
Quem não puder comparecer ao Campus, pode conferir as fotos pelo nosso Flickr clicando aqui.
Itens relacionados - Instalação artística provoca reflexão sobre a tragédia-crime de Brumadinho