Acontece nos Campi
Projeto de Extensão do IFMG participa do Festival de Turismo de Ouro Preto
Os cursos de Gastronomia e Joalheria do Campus Ouro Preto foram parte da edição 2019 do Festival de Turismo de Ouro Preto, que ocorreu entre os dias 7 e 10 de agosto, no Centro de Artes e Convenções da Ufop.
O projeto de Extensão do Campus Ouro Preto intitulado “Mulheres de Ouro”, coordenado pela designer e professora da unidade, Lorena Gomes, integrou a programação do evento. Segundo a docente, o grupo, composto por 18 artesãs, ourives e designers da região de Ouro Preto, tem por objetivo capacitar as mulheres em tópicos específicos relacionados à atividade joalheira. Coleções de joias, produzidas por cada uma das participantes, ficaram em exposição ao longo dos quatro dias de evento.
Para a professora, o design dos produtos é um diferencial do “Mulheres de Ouro”. “Além dos materiais tradicionais da joalheria, como prata e gemas de cor, algumas coleções utilizam materiais alternativos, como: cerâmica, resina, fibra de celulose, pedra-sabão, resíduo de madeira, etc. O resultado são joias únicas e artesanais que valorizam tanto o território local quanto as pessoas que trabalham neste ofício”, pontua Lorena.
Para a aluna do curso FIC em Design de Joias e integrante do projeto, Carolina Basílio, a participação no Festival representou, também, um incentivo ao trabalho coletivo. “O Festival foi uma oportunidade de apresentar nossas coleções para os visitantes da feira, falar sobre o projeto “Mulheres de Ouro” e, principalmente, trabalhar de forma coletiva e colaborativa”, destacou.
Curso de Gastronomia
Além da participação do "Mulheres de Ouro", o curso de Gastronomia do Campus Ouro Preto também integrou a programação do evento. A chef e professora da unidade do IFMG, Patrícia Amante, conduziu uma oficina destinada à demonstração prática da receita de um sonho recheado com queijo curado e goiabada.