Acontece nos Campi
ProfGEO realiza primeiro exame de qualificação do Mestrado em Ensino de Geografia
No dia 6 de julho foi realizada a primeira qualificação do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede (ProfGEO). A mestranda Júlia Larissa Parmagnani Silvino apresentou sua pesquisa intitulada "A Pesquisa enquanto instrumento de Ensino de Geografia na Educação Básica: estudo aplicado ao contexto da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Nair Dias, Ponta da Fruta, Vila Velha, ES", sob a orientação do professor Dr. Leandro de Aguiar e Souza, do IFMG.
Para o coordenador do Programa, o professor Diego Alves Oliveira, do Campus Ouro Preto, o mestrado profissional desempenha um papel importante na melhoria do ensino de Geografia. “Ele proporciona uma formação sólida e atualizada, baseada em pesquisa e práticas educacionais inovadoras. O orientador, professor Dr. Leandro de Aguiar e Souza, desempenha um papel essencial, fornecendo orientação valiosa e auxiliando no desenvolvimento do estudo. Essa parceria entre orientador e mestrando é fundamental para o sucesso do programa”, reforça. Segundo o Dr. Leandro Aguiar e Souza "o referido exame transcorreu mediante consistentes debates acerca do Ensino de Geografia do Brasil, sendo a aluna devidamente aprovada nesta etapa".
A qualificação no IFMG é um marco importante nesse processo. “A pesquisa de Júlia Larissa Parmagnani Silvino e seu orientador contribuem para aprimorar o ensino de Geografia na Educação Básica a partir do PROFGEO. O mestrado profissional fortalece o vínculo entre a academia e a prática educacional, promovendo a produção de conhecimento aplicado”, destaca o coordenador do Programa.
Participaram da banca, ainda, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG e professor no PROFGEO, Dr. Fernando Gomes Braga (PRPPG - IFMG), e a professora Dra. Regina Célia Frigério, da Universidade Federal Fluminense.
“O IFMG parabeniza a mestranda Júlia Larissa Parmagnani Silvino e o professor Dr. Leandro de Aguiar e Souza por seu trabalho e espera que essa pesquisa e outras no âmbito do mestrado profissional continuem impulsionando o ensino de Geografia, formando professores capacitados e comprometidos com uma educação geográfica de excelência”, reforça Diego Alves Oliveira.
Fonte: Comunicação Campus Ouro Preto