Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus SJE e equipe conquistam primeiro lugar no Startup Weekend Maker Itabira
conteúdo

Notícias

Professor do Campus SJE e equipe conquistam primeiro lugar no Startup Weekend Maker Itabira

publicado: 06/04/2018 10h16, última modificação: 07/03/2024 12h08

O professor do Campus São João Evangelista, Edson Batista de Sena e sua equipe composta por nove representantes conquistaram o primeiro lugar na competição Startup Weekend Itabira, ocorrida entre os dias 23 e 25 de março. O grupo, intitulado Aquatec, criou um dispositivo de monitoramento remoto por meio de sensoriamento da rede de água.

Justamente no período em que se comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março), o protótipo desenvolvido teve como objetivo principal o combate e a redução das perdas de água potável nas redes de distribuição. Segundo informações do Ministério das Cidades, no Brasil as perdas atingem aproximadamente 40% de toda água que é retirada da natureza e tratada. De acordo com a equipe, o sistema criado é capaz de coletar, transmitir, processar e entregar - de forma amigável e em tempo real ao técnico da empresa de saneamento - informações sobre a rede de distribuição de água, o que auxilia na prevenção e no controle de vazamentos, além de inviabilizar o furto de água.

O protótipo vencedor foi validado por uma comissão julgadora e por empresas de saneamento básico, que inclusive demonstraram interesse em apoiar o desenvolvimento do produto final e a elaboração de testes em ambientes de produção.

Participar de um evento global, que tem como missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidade é, sem sombra de dúvida, uma experiência única e transformadora, que vai ao encontro da nossa missão de educar, produzir conhecimento e tecnologia a serviço da sociedade.

O desenvolvimento de um projeto como este, que no futuro poderá auxiliar o Brasil a reduzir o desperdício de um bem tão precioso quanto a água, foi gratificante para todos nós. Fomos conduzidos pelos ideais de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais para as próximas gerações. O cansaço das 54 horas de trabalho e o medo do fracasso ficaram para trás. O que vem junto com a vitória é a responsabilidade de transformar um conceito, um protótipo, em um produto pronto para a sociedade. (Prof. Edson Batista de Sena)

Sobre o evento

O Startup Weekend é um evento de imersão, patrocinado pelo Google, que ocorre em diversas cidades do mundo, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades.

Cinquenta e quatro horas em alta rotação e pressão: este foi o tempo que os integrantes do projeto tiveram para pensar, elaborar e colocar para funcionar protótipos de base tecnológica que possam ser comercializados no mercado. Ao todo, cerca de 70 futuros empreendedores, entre estudantes, professores e representantes de outros segmentos, se aventuraram na ideia.

(Fonte: Comunicação / Campus São João Evangelista)

SJE.jpg

SJE1.png