Notícias
Professor do Campus Ouro Branco é premiado na Edutainment 2019
A pesquisa “Um método de aprendizagem colaborativa baseada em jogos digitais para melhorar as habilidades de pensamento computacional”, do professor de Computação Ângelo Magno de Jesus, Campus Ouro Branco, rendeu-lhe premiação na 13ª edição da International Conference on E-learning and Games. A Edutainment ocorreu em Cali, na Colômbia, e é um dos maiores eventos sobre educação e entretenimento. O projeto é orientado pelo professor Ismar Frango, do programa de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul do qual Ângelo faz parte.
Premiado na categoria “Melhor Artigo Completo”, o trabalho tem como objetivo propor desenvolvimento de uma estratégia educacional colaborativa em que estudantes aprendem resolução de problemas através de jogos digitais. O projeto é composto por jogos em que os alunos devem propor um algoritmo para resolver uma situação-problema.
Estratégias e soluções
Com base na combinação dos algoritmos e da resolução das situações-problema foi desenvolvido o artigo premiado. A pesquisa foi experimentada por alguns alunos do IFMG e atualmente está sendo aplicada para estudantes de escolas públicas de Ouro Preto na oficina de Desenvolvimento de Jogos. “Estamos observando aumento da capacidade de analisar e quebrar um problema em partes menores para facilitar sua resolução”, conta Ângelo Magno. O professor aponta, ainda, que os alunos estão adquirindo mais conhecimento sobre tecnologia e programação.
Ângelo pretende continuar a aprimorar o método e expandir a aplicação do projeto para os alunos de escolas públicas da região, com intuito de beneficiá-los. Ele tem expectativas de que os estudantes não se limitem apenas ao desenvolvimento de games. “Espero que levem as habilidades de resolução de problemas adquiridas para outras disciplinas como Português, Matemática e Ciências”, prevê.