Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2025: escolha até três cursos diferentes para ingressar no IFMG

Opção permite maior flexibilidade na seleção do curso e mais chances de aprovação. Confira!
publicado: 19/08/2024 17h39, última modificação: 19/08/2024 17h39

O IFMG abriu inscrições para o processo seletivo 2025, que visa preencher 4.665 vagas gratuitas, em 122 cursos,  nos 18 campi da instituição: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. As inscrições começam em 26 de agosto e terminam em 7 de outubro.

Clique Aqui | Inscreva-se no Processo Seletivo 2025

Do total de vagas disponíveis, 3.334 estão distribuídas em 68 cursos técnicos integrados ao ensino médio (para quem já concluiu o ensino fundamental) e cursos técnicos subsequentes (para quem possui o ensino médio completo). Há também 1.330 vagas para aqueles interessados em ingressar em um dos 54 cursos de graduação do IFMG (nível superior). O ingresso dos novos estudantes será no primeiro semestre de 2025.

Novidade

No Processo Seletivo 2025, os candidatos poderão escolher até três cursos de interesse, indicando uma ordem de preferência no momento da inscrição, sem a possibilidade de alteração após o encerramento do prazo.

As opções devem ser da mesma modalidade e ser ofertada no mesmo Campus, ou seja, é possível escolher três cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior tecnológico), três cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ou três cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio.

Essa escolha vai determinar como o candidato será considerado em diferentes cenários de classificação durante a primeira chamada do processo seletivo.

ATENÇÃO! A candidata ou candidato só poderá escolher entre cursos ofertados por um mesmo campus.

Entenda como funciona a opção de concorrência

Classificação na 1ª Opção: Se o candidato for classificado dentro do número de vagas do curso escolhido como 1ª opção, ele será automaticamente excluído das listas das demais opções (2ª e 3ª), devendo ocupar a vaga na 1ª opção. Após isso, não será mais convocado para os outros cursos.

Classificação na 2ª Opção: Se o candidato não for classificado na 1ª opção, mas conseguir pontuação suficiente na 2ª opção, ele deverá ocupar a vaga da 2ª opção, sendo retirado das listas da 1ª e 3ª opções.

Classificação na 3ª Opção: Caso o candidato não consiga classificação nas duas primeiras opções de curso, mas seja convocado na 3ª, ele ocupará a vaga dessa escolha, não podendo ser chamado para as demais.

Excedência em todas as opções:  Com a publicação do resultado final do Processo Seletivo, caso o candidato ainda não esteja na lista de classificados na 1ª, 2ª ou na 3ª opção de curso, o mesmo passará a concorrer às vagas excedentes da 1ª opção de curso escolhida.

Confira a tabela abaixo:

Tabela processo seletivo 2025

ATENÇÃO!

Durante o processo seletivo não será permitido ao candidato abrir mão da vaga para a qual foi convocado, mesmo que esteja na condição de excedente em outras opções. É importante que os interessados consultem os editais abaixo para compreender as regras de convocação, critérios de classificação e demais orientações.

Clique aqui | Confira os editais